Sonha com a volta do Orkut? Golpe no WhatsApp promete reviver a rede social
Há quem ainda sonhe com o dia em que a rede social Orkut voltará a existir como era antes. Apesar do desejo, o fato é que não há nenhuma previsão para o “grande retorno”. Mas sabia que criminosos virtuais estão aproveitando exatamente dessa questão nostálgica para infectar celulares?
Nos últimos dias, um novo golpe no WhatsApp tem prometido liberar acesso ao Orkut original. Segundo a empresa de segurança PSafe, o link usado na tentativa de fraude já registrou mais de 500 mil acessos.
A companhia explica que uma mensagem é enviada contendo o link malicioso e um texto convidando o usuário para ver fotos e depoimentos antigos no Orkut.
Ao clicar no link, uma página com o nome da rede social abre e pede para que três perguntas sejam respondidas.
“Nós do Orkut estamos atendendo os pedidos dos usuários e liberando para vocês acessarem seu perfil antigo por tempo limitado. Para ter acesso ao seu perfil, responda as 3 perguntas abaixo”, descreve a mensagem na tela.
Para finalizar o processo, a página ainda pede que o usuário compartilhe a falsa informação com mais 10 contatos ou grupos no WhatsApp para poder enfim “ter acesso” ao Orkut. Uma vez compartilhada a mensagem, o link redireciona para diferentes golpes.
De acordo com a PSafe, o que pode acontecer é serviços pagos de SMS pegarem o número do celular para roubar os créditos; o usuário pode ser induzido a fazer downloads de aplicativos maliciosos criados com o objetivo de infectar o aparelho; ou ainda ser atraído por novos golpes capazes de roubar informações pessoais.
Para diminuir as chances de ser afetado(a) pelo novo golpe, a recomendação é evitar abrir links desconhecidos e manter o sistema operacional do celular atualizado. Procure também instalar programas de segurança como antivírus e anti-spam.
Além disso, é importante saber que o Orkut deixou de funcionar em 2014 e não tem data para retorno. Até existem alguns sites com nomes e endereços parecidos, mas nenhum tem ligação com o Google, dono original da antiga rede social. Se quiser ver como uma das mais novas réplicas do Orkut funciona, clique aqui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.