Topo

Agora você pode "seguir" seus assuntos favoritos nas buscas do Google

Você escolhe o que deseja seguir e as informações sobre o assunto começam a aparecer - Reprodução
Você escolhe o que deseja seguir e as informações sobre o assunto começam a aparecer Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

07/09/2017 13h37

Os brasileiros agora contam com um novo recurso do Google para dispositivos móveis. Lançado nesta quinta-feira (7), os usuários agora podem “fixar” conteúdos que acham interessante para que eles apareçam primeiro nos resultados de busca.

Para isso, é só selecionar o botão “seguir”, que passa a aparecer diretamente nos resultados da busca. Você pode, por exemplo, selecionar um time de futebol, um cantor favorito, um artista que deseja acompanhar e receber atualizações e notícias sobre esses interesses (E, sim. Talvez você sinta mesmo uma sensação parecida ao navegar no feed do Facebook).

Segundo a empresa, a novidade funciona tanto para dispositivos Android quanto para iOS (sistema operacional da Apple). 

Além da opção de seguir assuntos favoritos, o Google atualizou seu aplicativo no Brasil com o “feed inteligente” que vai acompanhando os interesses das pessoas de modo geral. Ele aparece como uma aba no app do buscador e exibe destaques do esporte, notícias mais importantes, vídeos, novas músicas etc.

A empresa explica que essas informações não serão exibidas apenas de acordo com as interações anteriores do usuário com os produtos do Google. O feed também levará em conta a região em que ele/ela se encontra e informações relevantes do mundo. A tecnologia usada para o processo é o machine learning, que basicamente é a capacidade de as máquinas aprenderem e anteciparem certas informações.

Para os mais interessados em notícias, agora o Google exibirá opções de matérias de diferentes veículos que abordam o mesmo tema logo abaixo do resultado principal. Para a empresa, o objetivo é oferecer diferentes pontos de vista sobre um assunto e exibir uma variedade de fontes para o usuário.

Recentemente, a empresa já havia atualizado o Google Notícias, plataforma específica que exibe conteúdos jornalísticos. Entre as principais mudanças, estavam a de agrupar em card as notícias sobre um mesmo tema e exibir diferentes desdobramentos do assunto, como tuítes, vídeos e artigos de opinião.

As novidades chegaram aos Estados Unidos em julho, mas só hoje começaram a ser distribuídas para outros países, incluindo o Brasil.