Golpe usa jogo Minecraft para enganar usuários do Android
Se você é fã do jogo Minecraft ou conhece quem seja, fica o alerta. A Symantec, empresa especializada em segurança digital, encontrou oito aplicativos dentro da loja Google Play com riscos para o usuário. Os softwares maliciosos tiveram como foco principal os Estados Unidos, mas o Brasil também foi afetado.
De acordo com a companhia, os programas ofereciam opções para o jogador modificar personagens do Minecraft: Pocket Edition. No entanto, se tratavam de malwares capazes de transformar o smartphone em um botnet, uma espécie de zumbi que é programado para executar tarefas e comandos sem que o usuário tenha conhecimento, revelou em um comunicado divulgado ontem (18).
“Até agora identificamos pelo menos oito desses aplicativos, com uma base de instalação variando de 600 mil a 2.6 milhões de dispositivos. Este malware aparece principalmente visando usuários nos Estados Unidos, mas também tem presença na Rússia, Ucrânia, Brasil e Alemanha”, informou a empresa.
Em alguns testes feitos pela Symantec, foi detectado que esses programas maliciosos tinham práticas aparentemente destinadas a gerar receita com publicidade em anúncios. Apesar disso, em nenhum momento os anúncios apareciam para os usuários. Os aplicativos conseguiam se conectar a um servidor de controle e por meio deles os celulares se conectavam a uma rede responsável por receber esses anúncios automaticamente. Com isso, as “visualizações” poderiam ir sendo feitas e resultando em futuros lucros.
A empresa informou que notificou o Google Play no dia 6 de outubro e este informou que todos foram removidos da loja virtual.
Como dicas de segurança, a Symantec sugere: manter o sistema operacional do seu celular atualizado, evitar baixar aplicativos de fontes e sites desconhecidos, reforçar a atenção em relação às permissões solicitadas pelo aplicativo na hora da instalação, ter um aplicativo de segurança para o celular e fazer backups regularmente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.