Impressionante! Empresa desenvolve robô que consegue dar salto mortal
A Boston Dynamics é uma empresa norte-americana especializada em fazer robôs avançados. A última façanha alcançada pela companhia foi fazer seu robô Atlas a pular e dar um salto mortal.
O Atlas é um bípede humanoide que mede 1,5 m e pesa 75 kg. Sua estrutura suporta carregar até 11 kg de carga. Ele conta com 28 articulações e conta com um sistema Lidar, uma tecnologia de detecção remota que permite reconhecer o que está ao seu redor. Este tipo de recurso é o mesmo usado por carros autônomos para “perceber” os veículos e obstáculos que estão por perto.
VEJA TAMBÉM:
- Cão-robô aprende novos truques na era da inteligência artificial
- Dubai vislumbra táxis voadores em 5 anos e polícia-robô
Em outros vídeos, a companhia já havia mostrado o Atlas andando, abrindo portas, descendo escadas, sendo derrubado para depois se levantar e carregando peso. Porém, é a primeira vez que a empresa exibe o robô executando movimentos complexos, que exigem bastante equilíbrio, como pular ou dar um salto mortal --com direito até a impulso com os braços para ajudar no movimento.
Ainda que o Atlas consiga executar as tarefas, ele ainda tem problemas de equilíbrio, como mostra o próprio vídeo liberado pela Boston Dynamics.
O humanoide, assim como outros robôs feitos pela Boston Dynamics, foi pensado para fins militares — no passado, a empresa, inclusive, recebeu financiamento da Darpa (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA). A Alphabet (dona do Google) já foi dona da companhia, porém recentemente a vendeu para o grupo japonês Softbank.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.