Black Fraude: ataques hackers dobram em dois dias com promoções falsas
A Black Friday é um período de vendas intensas para varejistas, mas também a oportunidade perfeita para criminosos divulgarem promoções falsas e aumentarem o número de vítimas. Segundo o DFNDR Lab, laboratório especializado em cibercrime, nos últimos dois dias o número de ofertas falsas relacionadas à Black Friday dobrou, passando de 80 para 160.
As promoções se baseiam, em sua maioria, na reputação de grandes marcas varejistas como Casas Bahia, Ponto Frio e Lojas Americanas. Nomes de companhias aéreas, marcas de cosméticos e outras marcas também são usados para enganar consumidores.
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Em evento em São Paulo na última quarta (22), analistas da Kaspersky, empresa especializada em segurança digital, também alertaram que o número de ameaças no Brasil tem um grande aumento na semana da Black Friday. A companhia divulgou um ranking que mostra o país em primeiro lugar entre vítimas de phishing no ano antes mesmo da Black Friday.
De acordo com o DFNDR Lab, os ataques com páginas falsas que imitam as lojas virtuais verdadeiras são os mais populares por serem simples de criar e mais fáceis de viralizar, utilizando muitas vezes compartilhamentos em WhatsApp ou Facebook.
As vítimas podem sofrer diversos danos financeiros com os golpes praticados pelos criminosos. Entre eles, cadastramento em serviços pagos de SMS e roubo de dados ou credenciais bancárias.
Para evitar cair em golpes do tipo, as empresas de segurança indicam que a pessoa deve desconfiar de ofertas enviadas por mensagem, evitar realizar compras online enquanto está no wi-fi público, pesquisar sobre a credibilidade da empresa que está comprando e ter um software capaz de te proteger das ameaças online.
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