Falha gigantesca afeta quase todos os processadores Intel; veja o que fazer
Em uma notícia alarmante para milhões de pessoas em todo o mundo, uma falha de segurança grave foi encontrada em todos os processadores da Intel fabricados nos últimos 10 anos, e a correção do problema afetará diretamente a performance dos computadores --as estimativas são de que a queda pelas correções aplicadas poderá variar de 5% a 30%, dependendo da tarefa e do modelo do processador afetado.
De acordo com uma reportagem do site britânico The Register, a falha envolve as áreas protegidas da memória do kernel, que funciona como intermediário na comunicação entre o hardware e o software.
Normalmente, para completar uma ação como conectar a uma rede ou adaptar um arquivo, o processador dá controle temporário ao kernel - o que, aparentemente, cria uma brecha que nos piores casos podem comprometer dados de login, informações pessoais, arquivos confidenciais, entre outros.
Veja também:
- Acredite: um Apple de 30 anos atrás é mais rápido do que PC de ponta atual
- Celular vai substituir PC? Aparelho da Samsung chega perto desse "sonho"
- Nova ameaça bloqueia PC e pede nudes do usuário para liberar acesso
Por isso, programadores estão fazendo alterações para contornar o problema. O Windows e o Linux OS já têm atualizações com estas mudanças em desenvolvimento. Apesar de também ter computadores e sistemas com processadores da Intel, a Apple ainda não fez nenhuma declaração sobre a falha de segurança.
O que fazer?
Por enquanto, o melhor a fazer é esperar as próximas atualizações de seus respectivos sistemas operacionais - além de tentar ficar longe de qualquer sites ou programas suspeitos.
É importante notar que esta falha só afeta CPUs da marca Intel. Quem tiver um processador AMD na sua máquina não está correndo risco de segurança relacionado ao kernel.
Se está em dúvida sobre que tipo de processador está instalado no seu PC, basta acessar o menu de Propriedades do Sistema (ou equivalente), que mostra não só este como outros dados básicos sobre seu computador. Um jeito fácil de achar essa informação, é usar a ferramenta de busca e procurar por "sistema" e "sobre".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.