Vírus do Android finge ser Uber para roubar dados de usuários
Nas últimas semanas, surgiram histórias em redes sociais sobre criminosos fingindo ser motoristas do aplicativo de transporte Uber, com intuito de fazer sequestros-relâmpago com as pessoas que pediram uma carona pelo serviço.
Foi o caso de uma mulher de Belo Horizonte que pediu uma corrida pelo aplicativo, mas não entrou no carro após perceber que os dados do motorista que a abordou não batiam com as informações no seu celular. Esta história - assim como outras do tipo - foi confirmada pelo UOL.
Agora, a empresa de segurança digital Symantec descobriu uma vulnerabilidade nos dispositivos Android que permite que criminosos obtenham informações de usuários, incluindo sua geolocalização.
Veja também:
- Criminosos estão usando dados do Uber? É possível hackear o aplicativo?
- Dados de 57 milhões de usuários do Uber foram expostos; app ocultou caso
- Ataque a Uber expõe vulnerabilidade do compartilhamento de códigos
- É golpe: e-mail falso da Apple tenta roubar dados dos usuários
O malware, conhecido como Android.Fakeapp, imita a interface no Uber em intervalos regulares até o usuário fazer o login com sua ID e senha. A partir daí, suas informações são enviadas para um servidor remoto.
Como forma de despistar a vítima, o malware exibe dados da tela vistos normalmente no aplicativo do Uber, incluindo sua posição no mapa. Por meio de um link profundo, o Android.Fakeapp é capaz de iniciar uma corrida pelo próprio app enquanto envia as informações para criminosos interessados nos dados do usuário.
De acordo com a Symantec, esta vulnerabilidade deixa milhões de usuários do Uber expostos a ações criminosas. Por isso, não clique em links suspeitos, tenha um antivírus instalado, e sempre mantenha seu celular atualizado.
NOTÍCIA ATUALIZADA (04/01/2018 14:22): O Uber fez um pronunciamento oficial sobre o caso:
"Como essa técnica de phishing exige que os consumidores façam o download de um app malicioso fora da Play Store oficial, recomendamos apenas fazer o download de aplicativos de fontes confiáveis. No entanto, queremos proteger nossos usuários, mesmo que tenham cometido um engano. É por isso que temos uma série de controles e sistemas de segurança instalados para ajudar a detectar e bloquear logins não autorizados, mesmo que você forneça sua senha acidentalmente."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.