Você chama, e seu carro vem! Esse é o futuro, segundo a Samsung
A Samsung deu uma prévia do futuro na noite desta segunda-feira (horário do Brasil). Durante a conferência na CES, a maior feira de eletrônicos do mundo, em Las Vegas, a companhia sul-coreana lançou novos produtos e também indicou tendências para os próximo anos. Uma delas envolve um carro sendo chamado por um dono e indo até ele remotamente – ou então sendo preparado para uso a partir de uma geladeira.
Muito da apresentação da Samsung pareceu ser uma reprise dos últimos anos: internet das coisas, casas conectadas e a tentativa de resolver a confusão de um mundo em que tudo é inteligente e conectado – isso também foi uma constante na apresentação de 2017, mas que aparentemente ainda não foi bem resolvido.
Veja também:
- O futuro começa agora: o que esperar da maior feira de tecnologia do mundo
- Paredão modular ou painel rolável? As TVs que vêm por aí
- Já inventaram: você fala com a Alexa e óculos projetam imagens digitais
Até por isso a marca trouxe novidades para 2018. Uma delas é o SmartThings – não confunda com ‘Stranger Things’. Essa ferramenta permitirá uma maior integração entre dispositivos conectados com uma maior facilidade, segundo a empresa. A companhia afirma que até 2020 todos os seus produtos serão inteligentes.
O futuro, de verdade
O final da apresentação da Samsung foi marcado por algo que não devemos ver tão em breve – principalmente no Brasil - , mas que pessoalmente soa como o futuro. A companhia apresentou sua parceria com a Harman, empresa que desenvolve produtos conectados para fabricantes de automóveis. O carro do futuro (um pouco distante), alcançado muito por causa do 5G, foi mostrado.
A prévia do futuro pela companhia partiu da apresentação de um vídeo. Foram mostradas duas situações diferentes. Em uma delas, uma garota fala para seu relógio “Bixby, venha me buscar”. A assistente da Samsung, então, dirige o carro autônomo futurístico até onde a garota está.
Em outra, a geladeira lê os compromissos de um homem, que pede então para o objeto preparar seu carro. A assistente da Samsung também deixa o automóvel pronto e climatizado para o personagem do filme seguir o caminho para buscar o filho. Se alguma coisa soa como futurístico, é isso.
“O 2G colocou o telefone no seu bolso, o 3G e 4G colocaram a internet no seu bolso. O 5G colocará a fibra no seu bolso", disse Tim Baxter, presidente da Samsung norte-americana.
Geladeira que fala já é realidade
Se o futuro com esse carro parece distante, ao menos conversar com a geladeira já é possível. A Samsung mostrou durante sua apresentação um modelo de refrigerador com Bixby. Os apresentadores pediram, em voz alta, para que a geladeira lesse um resumo do dia deles – e cada um teve sucesso na resposta, o que mostra que a funcionalidade pode ser útil para uma família.
A geladeira ainda serve como um hub da casa conectada. Um das funções novas mais interessantes dela é a sugestão de refeições - a geladeira vai sugerir combinações de comidas que estão no refrigerador. Pode ser de acordo com sua necessidade de calorias, sua alergia, do que a família gosta e até baseado nos produtos que estão pra vencer. Ela pode até conversar com um forno da mesma linha, já deixando ele no ponto para fazer a refeição.
Os televisores da Samsung também receberão atualizações. A companhia contou que os modelos vendidos nos Estados Unidos passarão a ter a assistente Bixby. A televisão ainda pode mostrar o que tem dentro da geladeira, quem está tocando sua campainha e mais.
O televisor que tem dado o que falar na feira, contudo, é o batizado de “The Wall”, uma televisão modular de 146 polegadas. A companhia aposta nela como o futuro da indústria da televisão. Por ser modular, você pode escolher qual o tamanho da TV na parece – desde uma resolução pequena até o total gigante.
Mais novidades
Entre outras novidades mostradas pela companhia, estão um novo laptop 2 em 1 que serve também como tablet dependendo dos ajustes. Além disso, a companhia apresentou um novo produto chamado Samsung Flip, que é como se fosse uma lousa digital. Você pode parear ela com seu smartphone ou laptop e editar tudo na lousa durante uma reunião, por exemplo.
Outra novidade é que o relógio inteligente Gear S3 também poderá servir como um aparelho de controle para dispositivos conectados. Isso porque ele receberá neste ano o aplicativo SmartThings, que funciona como um hub para a internet da coisas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.