Está preparado? Estamos muito perto do fim dos controles remotos
“Coloque no canal 30”. “Abra a Netflix”. “Diminua o volume para 20”. Assim deve ser a sua relação com a televisão no futuro. Sim, você vai finalmente parar de disputar o controle remoto. Ou de procurá-lo embaixo das almofadas.
Ano a ano, vemos os comandos de voz ganharem espaço nos mais diversos aparelhos, mas a CES 2018, a maior feira de eletrônicos do mundo, mostrou que esta é uma tendência cada vez mais real. Diversas fabricantes apresentaram modelos de televisões com assistentes inteligentes embutidos – ou ao menos com suporte aos ajudantes virtuais, em geral a Alexa (da Amazon) e o Google Assistente.
Veja também:
- Paredão modular ou painel rolável? As TVs que vêm por aí
- Que tal pedir pizza pela sua TV?
- Um Google Home é vendido por segundo; por que faz tanto sucesso?
Isso significa que muitas das atividades que fazemos apenas com o controle remoto em breve serão substituídas pela nossa voz. Já pensou? Ligar a TV, pedir para mudar de canal, alterar o volume, variar entre portas de entrada... Basta pedir.
Pensando bem, não parece uma coisa óbvia?
Primeiro, vieram os botões embutidos na TV, depois nos maravilhamos com o conforto do controle remoto e aí virou aquela confusão: um controle para cada aparelho, um monte de configurações e o medo de apertar um botão errado.
Agora, a voz. É a chance de simplificarmos tudo de novo.
Quanto mais os assistentes virtuais avançam, mais possibilidades se abrem. Alexa e Google Assistente já são um sucesso e começam a se alastrar por televisões – até então, as opções eram a Fire TV, da própria Amazon, ou habilidades da Alexa que podem ser ativadas em TVs Android da Sony.
Dependendo do modelo, você pode falar diretamente com a central de comando da TV. É o caso dos novos aparelhos da LG apresentados na CES, que contam com os dois assistentes populares do momento. Com isso, você pode pedir para ver resultados de um jogo, colocar no programa favorito e até estipular um tempo para desligar, depois que uma atração acabar.
Mas a intenção da LG é ir muito além disso. Os novos televisores vão se conectar com toda a casa a partir do ThinQ, e a ideia é que você peça para a TV ligar o ar-condicionado, falar a previsão do tempo e pedir uma pizza – tudo o que os alto-falantes da Amazon e do Google já fazem.
A Samsung também caminhou neste sentido e afirmou que todas as novas TVs de 2018 serão integradas com a assistente Bixby nos Estados Unidos, o que permite que você integre a casa por meio da linha SmartThings da empresa. Será possível ver, por exemplo, quem está na porta de sua casa se tiver uma câmera de vigilância conectada.
Sony, Philips e a chinesa Hisense também lançaram televisores com acesso à Alexa e outros assistentes por voz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.