Intel toma 32 processos por lambança envolvendo falha grave em chips
Ainda não dá para saber o tamanho do prejuízo que a Intel vai tomar depois que duas falhas graves de segurança foram descobertas em sua linha de chips, mas provavelmente ele será monstruoso. Em um documento, a empresa informou que está sofrendo 32 processos e não sabe estimar o potencial perda que eles podem resultar.
Nos processos, a Intel é acusada de prejudicar os usuários por "ações e/ou omissões".
Chamadas de "Meltdown" e "Spectre", as falhas afetaram todos os processadores da Intel fabricados nos últimos 10 anos -- ou seja, afetaram computadores pessoais (PCs de mesa e laptops), dispositivos móveis (celulares e tablets) e nuvem (serviços e armazenamento compartilhado e guardado em servidores, como os do Google e Facebook).
Entenda a lambança
Logo que as falhas foram anunciadas, a principal recomendação era baixar e instalar todas as atualizações possíveis, o que dificultaria futuros ataques hackers. No final de janeiro, a Intel voltou atrás e disse que era para fazer justamente o contrário: não instalar nada, cruzar os braços e esperar um pouco.
A empresa disse que continuava investigando um efeito colateral das primeiras atualizações de firmware: um aumento de incidências de desligamento e reinicialização das máquinas.
A Intel afirma que identificou a raiz do problema e começou a resolver, mas a solução diminuiu a velocidade dos computadores --as estimativas são de que a queda varia de 5% a 30%, dependendo da tarefa e do modelo do processador afetado.
Ou seja, agora a companhia enfrenta queixas de que os ajustes forçam os consumidores a comprar novo hardware.
As duas falhas quebram defesas importantes da memória dos sistemas operacionais e de programas muito usados, como os navegadores de internet, e podem ter acesso a dados pessoais dos usuários - como logins e senhas - ou outras áreas importantes do funcionamento do seu dispositivo.
Para saber se seu processador é Intel, acesse o menu de Propriedades do Sistema (ou equivalente). Um jeito fácil de achar essa informação, é usar a ferramenta de busca e procurar por "sistema" e "sobre".
(Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.