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Usuário elege internet fixa pior serviço no país. Qual a melhor operadora?

Consumidor sofre com a internet fixa em suas casas no Brasil - Getty Images
Consumidor sofre com a internet fixa em suas casas no Brasil Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/03/2018 19h21

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) publicou na última terça (13) os resultados de 2017 referentes à satisfação de consumidores com empresas e operadora do país. E, novamente, a banda larga fixa foi o serviço pior avaliado por usuários brasileiros entre os presentes no questionário.

Para a pesquisa, foram ouvidos cerca de 140 mil consumidores entre 26 de julho e 3 de dezembro. Os quesitos avaliados foram telefonia móvel pós e pré-pagas, banda larga fixa, telefonia fixa e TV por assinatura. De todos, a internet da casa de todos nós é o serviço que o brasileiro acha pior – por mais um ano consecutivo.

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Mas, qual a melhor operadora por aqui?

De novo, o ranking foi dominado por operadoras com atuação restrita a poucos Estados. Mais especificamente, a Cabo Telecom e a Tim. Ambas tiveram as melhores notas em quesitos gerais. Confira o ranking: 

1º - Cabo Telecom – Nota 7,64 – 1 Estado
2º - Tim – Nota 7,54 – 2 Estados
3º - Brisanet – Nota 7,28 – 2 Estados
4º - Sercomtel – 6,87 – 1 Estado
5º - Net – Nota 6,43 – 25 Estados
6º - Algar – Nota 6,39 – 2 Estados
7º - Vivo – Nota 6,38 – 17 Estados
8º - Oi – Nota 5,67 – 26 Estados
9º - Sky -Nota 5,38  - 9 Estados

A maioria das operadoras teve queda na avaliação média em relação ao ano passado, com exceção da Vivo e da Oi.

Entre as companhias com maior presença em ampla parte do território nacional, a Net segue com a melhor banda larga, segundo a opinião dos consumidores. A companhia conquistou a primeira posição em 21 Estados.

Presente só no Rio de Janeiro e São Paulo, a banda larga fixa da Tim foi considerada a internet mais rápida do país. Segundo o site Melhor Plano, contudo, Vivo e Oi têm os melhores preços por mega de velocidade – o site oferece uma análise completa da pesquisa da Anatel.

A pesquisa da Anatel avalia itens como oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento, atendimento telefônico, capacidade de resolução e reparo e instalação. Para cada item, o consumidor oferece uma nota de 0 a 10 à sua operadora. A média completa gera o índice de satisfação geral visto acima.

Segundo a Anatel, a banda larga fixa foi o único serviço entre os pesquisados que apresentou queda significativa na nota geral de funcionamento. Houve melhora apenas em oferta e contratação, além de canais de atendimento.

Já entre as empresas de telefonia pós-pago o ranking teve a seguinte ordem: Porto Seguro (8,32), Vivo (7,26), Tim (7,16), Algar (7.04), Nextel (7,02), Claro (7) e Oi (6,20). No pré-pago, ficou assim: Sercomtel (7,71), Algar (7,41), Claro (6,92), Vivo (6,88), Tim (6,82) e Oi (6,66).

A pesquisa completa pode ser encontrada no site da Anatel