Chega de bagunça: operadoras terão que organizar fios dos postes
Sabe aquele emaranhado de fios tão comum em postes de grandes cidades, como São Paulo? Se depender de uma determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), essa visão incômoda tem data para acabar.
As duas agências notificaram as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo a regularizarem suas instalações em postes da AES Eletropaulo, que controla a distribuição de energia elétrica em municípios de São Paulo --e que inclusive já havia aberto um processo semelhante em 2016 contra essas mesmas empresas.
As operadoras de telefonia, TV a cabo e internet terão 90 dias para organizar a ocupação dos postes. Após esse prazo, a AES Eletropaulo poderá simplesmente retirar os cabos dessas empresas, de acordo com a Resolução Normativa nº 797 da Aneel, de 2017.
Caso chegue a esse ponto, é bastante provável que o serviço dessas operadoras seja afetado.
Uma solução seria enterrar a fiação, porém esse não é um trabalho simples: de acordo com a AES Eletropaulo, seriam necessários 33 anos e R$ 100 bilhões para essa intervenção.
Procuradas pelo UOL Tecnologia, as operadoras envolvidas responderam de formas diferentes. A Vivo disse que já executou o ordenamento da rede e que isso está em fase final de vistoria pela AES Eletropaulo. A empresa também salientou em seu comunicado que "há outros projetos de ordenamento da rede em andamento, em conjunto com a AES Eletropaulo e a Prefeitura de São Paulo".
A TIM afirmou que ainda aguarda a notificação da Anatel para avaliar as medidas cabíveis. A empresa, no entanto, afirma que já vinha "planejando o ordenamento da rede na cidade juntamente com a AES Eletropaulo e a Prefeitura de São Paulo".
A Oi disse que ainda está "avaliando a notificação citada" neste texto. Já a Claro afirma que "obedece a regulamentação do setor e segue padrões técnicos de segurança na operação de sua rede", mas que não foi notificada pela decisão da Aneel e da Anatel e, portanto, "não pode se pronunciar sobre o assunto".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.