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Quem nunca? Fatura errada é o que mais deixa usuário pistola com operadoras

Reclamação de fatura é campeã entre telefonia móvel - Getty Images/iStockphoto
Reclamação de fatura é campeã entre telefonia móvel Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

09/04/2018 17h20

É provável que qualquer um com um plano de celular já tenha reclamado com a sua operadora móvel por alguma razão. E, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o erro que mais deixa o usuário pistola com as empresas é cobrança indevida na fatura do plano.

Segundo pesquisa do órgão, a cobrança de faturas é a principal reclamação de consumidores contra operadoras de celular. O dado está incluso em ranking que avaliou a satisfação e qualidade dos serviços de telecomunicação. Segundo a Anatel, o primeiro passo ao notar uma cobrança possivelmente indevida é ligar na própria operadora – o que nem sempre é agradável.

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“Se a operadora não resolver o problema, ele pode entrar em contato com a Anatel. Ele dá o número do protocolo da operadora para a Anatel, e a Anatel vai atrás da operadora para garantir que ela responda o consumidor no prazo adequado de cinco dias”, afirma Carlos Baigorri, superintendente executivo do órgão.

No ranking da Anatel, a telefonia móvel pré-paga só foi melhor avaliada pelos usuários do que o serviço de banda larga fixa, que foi o pior entre os cinco avaliados.

Segundo a Anatel, há em tramitação no Congresso um projeto de lei que, alega o órgão, visa “aprimorar a gestão das agências reguladoras”. A intenção dele é dar mais “autonomia, transparência nas atividades e evitar que as autarquias sofram interferência do setor privado”.