Você é o produto no Facebook? A rede social respondeu e tentou disfarçar
O Facebook tem estado sob grande escrutínio público no último mês, desde que foi descoberto que a consultoria Cambridge Analytica roubou dados de 88 milhões de usuários para enviar propaganda política altamente personalizada na eleição de Donald Trump. E uma coisa ficou na cabeça de muitos usuários: nós somos o produto na rede social?
De fato, por um lado somos – o Facebook não é de graça e é pago com os seus dados, que transformam o site em um cardápio perfeito para anunciantes. Mas, nesta segunda, a plataforma de Mark Zuckerberg tentou se justificar e apaziguar os medos de quem sabe que está dando muito dinheiro ao site.
Veja também:
- Facebook sabia que dados poderiam ser vendidos, diz Aleksandr Kogan
- Sabe o login via Facebook que você faz em sites? Podem roubar seus dados
- Ainda há desconfiança em relação a Zuckerberg e este pode ser o motivo
Em um post no blog da companhia com perguntas e respostas, a rede social foi direta e colocou a seguinte questão: “Se eu não estou pagando pelo Facebook, eu sou o produto?”. A questão até faz menção aos muitos comentários recentes de usuários que dizem que “se você está em um serviço e não está pagando por ele, então você é o produto”.
Esta foi a resposta dada pela rede social;
“Não. Nosso produto é a mídia social – a habilidade em conectar pessoas que importam para você, onde quer que elas estejam no mundo. É o mesmo com um buscador gratuito, um site ou um jornal. O produto principal é ler as notícias ou encontrar informação – e os anúncios existem para financiar essa experiência”.
A explicação não caiu muito bem pra todo mundo. Principalmente porque o Facebook se comparou a uma empresa de mídia, quando nos últimos tempos tem tentado se dissociar disso – inclusive Mark Zuckerberg reiterou que a empresa era uma companhia tecnológica, não de mídia, por várias vezes no Congresso norte-americano quando perguntado.
É claro que o Facebook pode ser visto pelos dois espectros: de um lado, uma companhia que usa seus dados como um produto oferecido para anunciantes e assim ganhar bilhões. Por outro, um local em que as pessoas se conectam com amigos e familiares, além de consumirem informação – o que faria dela uma empresa de mídia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.