WhatsApp libera download de dados pessoais; saiba como fazer
O WhatsApp liberou a usuários brasileiros a solicitação de dados da conta, medida que a empresa foi obrigada a adotar por conta do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), que entra em aplicação nesta sexta-feira (25) na União Europeia.
A ferramenta começou a ser disponibilizada no fim de abril nas versões beta do aplicativo para Android, mas as atualizações mais recentes para Android e iOS já trazem a opção para todo mundo que usa o app.
VEJA TAMBÉM
- Mensagens que travam o WhatsApp podem estragar o celular?
- Saiu do grupo e alguém te adicionou de volta? WhatsApp vai impedir
- WhatsApp testa recurso que esconde fotos no Android
- Confira dicas para usar e abusar do WhatsApp
No iPhone, o caminho para pedir suas informações é feito a partir do menu "Ajustes", localizado no canto inferior direito da tela. Uma vez nele, é necessário clicar na opção "Conta". Na próxima tela, o usuário deve selecionar "Solicitar Dados da Conta", para depois realizar o pedido, que será entregue em até três dias.
Já em celulares com sistema operacional Android, a rota a ser seguida começa ao se clicar nos três pontos no canto superior direito da tela. A partir daí a próxima opção é "Configurações", depois "Conta" para aí sim chegar a "Solicitar dados da conta". Dentro do menu é possível realizar o pedido, com os mesmos três dias de previsão para entrega do relatório.
Em seu site oficial, o WhatsApp informa que algumas ações de conta cancelarão a solicitação. Ou seja, se você solicitou o relatório de dados, não deve excluir a conta, alterar o número telefônico ou registrar novamente a conta, pois essas iniciativas interromperão o pedido de dados.
Uma vez pronto, o relatório ficará disponível para download por algumas semanas, antes de ser excluído dos servidores do WhatsApp. O relatório virá em um arquivo ZIP contendo um arquivo HTML e outro JSON. Este segundo, segundo o que indica o linguajar das instruções do WhatsApp, permitirá a transferência dos dados a outro aplicativo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.