WhatsApp vai avisar quando mensagem for encaminhada, para identificar spam
O WhatsApp é prático para nos manter próximos de amigos e família, mas é um dos lugares preferidos para aplicar golpes virtuais. Fora isso, existe também aquele problema de viver recebendo mensagens de spam dos milhares de grupos que temos.
Mas um teste que o WhatsApp (beta) liberou recentemente pode ajudar a amenizar a enxurrada de correntes com links falsos, fake news e etc.
Veja também
- WhatsApp testa recurso que esconde fotos no Android
- O que fazer quando aparece "Este celular foi infectado"?
- Veja 8 novidades que vão deixar o WhatsApp mais legal
Na atualização da versão beta do WhatsApp para o Android agora existe uma espécie de selo que identifica se a mensagem foi encaminhada.
É importante dizer que o fato de um conteúdo ter sido encaminhado não significa que ele é realmente um spam ou faz parte de um golpe. Mas é um importante sinal de alerta para os usuários.
O UOL Tecnologia testou a novidade na versão de testes e ela funciona com textos com links, fotos e vídeos. Em cima da mensagem aparece a palavra “Encaminhada”.
Segundo o WaBetaInfo, que costuma antecipar funcionalidades do WhatsApp, a identificação parece estar funcionando em mensagens enviadas e recebidas desde ontem (7).
Infelizmente, ainda não dá para saber quando a novidade será disponibilizada para todo mundo. Mas quem sabe a disseminação de spans, fake News e golpes virtuais não diminua quando isso estiver funcionado?
Em janeiro deste ano, a empresa começou a testar outro recurso para evitar correntes de spam com um novo formado de notificação.
Ao receber uma mensagem, o usuário conseguiria visualizar um selo dizendo “a mensagem foi compartilhada muitas vezes” como sinal de alerta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.