Cidade holandesa receberá primeiro bairro com casas "impressas" em 3D
Morar em uma casa construída por uma impressora 3D em breve não será mais um sonho. A empresa de construção holandesa Van Wijnen revelou o “Projeto Milestone”, o primeiro programa habitacional baseado em empreendimentos “impressos” em 3D, com concreto.
Em seu site, a companhia compartilhou imagens de como será o bairro construído para habitação na cidade de Eindhoven, na Holanda. Cinco casas serão feitas separadamente, as primeiras fora do local, mas transportadas para ele. Já a quinta e última, uma das residências mais de um andar, será impressa inteiramente no local. O plano é que elas comecem a ser entregues no início de 2019.
VEJA TAMBÉM
- IA da Uber identificará passageiros bêbados que pedirem carros
- Inventaram um dedo eletrônico para te garantir muitos matchs no Tinder
- Sabia que a Disney tem um departamento de robótica e pesquisas malucas?
Os empreendimentos terão uma aparência distinta de casas comuns, aquelas com paredes retas e um telhado como estamos acostumados. Todas as residências têm um visual meio oval, com o exterior feito inteiramente em concreto e grandes janelas para iluminação.
O formato inusitado é uma consequência do que a nova tecnologia de construção permite: uma liberdade na forma aliada à rigidez do concreto. A cor cinza do projeto foi planejada para combinar com o bosque que cerca a área onde as casas ficarão. As casas serão as “pedras” do ambiente, em contraste
Esse novo estilo de construção, em tese, será mais rápido, econômico e sustentável do que os métodos tradicionais. Com menos trabalhadores, há menos riscos de acidente. A “impressora” do concreto também é mais precisa no uso dos materiais de construção, o que evita desperdícios, minimiza o impacto ambiental e os gastos da obra.
Como a tecnologia ainda não foi adotada em larga escala, não dá para afirmar que essas previsões de sustentabilidade e economia ocorrerão na prática - sem falar na segurança das estruturas impressas. A teoria, no entanto, é bela.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.