FBI mandou, já fez? Como resetar seu roteador para evitar vírus devastador
Se você ainda não prestou atenção, fica aqui o alerta: um malware descoberto há duas semanas já infectou mais de 500 mil roteadores domésticos. O FBI fez uma recomendação urgente para que todos os usuários reiniciem seus aparelhos.
Não é à toa que a principal autoridade policial norte-americana está preocupada. Segundo estudos preliminares da Talos Inteligence Group, que faz parte da rede de infraestrutura da Cisco, o ataque hacker parece ter partido de criminosos russos e já se espalhou por 54 países diferentes.
O ciberataque pode causar efeitos devastadores. O vírus coleta informações sobre os usuários, como senhas usadas na internet, e pode, inclusive, destruir roteadores, tornando-os um mero "peso de papel".
Veja também:
- Não deixe seu roteador ser vítima de hacker! Veja como se proteger
- "Descobri 13 aparelhos usando meu wi-fi"; isso pode acontecer com você
- Novo padrão do wi-fi: internet melhor com roteadores de várias marcas
O vírus VPNFilter já fez estragos no Brasil. O Ministério Público do Distrito Federal emitiu um alerta nesta quinta-feira (7), associando a ameaça a uma série de fraudes bancárias registradas na região nos últimos meses.
Como evitar
O malware é potencialmente perigoso por não dar nenhum indício de sua infecção. Ele não é detectado por programas antivírus, e protocolos de segurança como o HTTPS acabam sendo inúteis.
Sem prevenção, existe apenas uma forma paliativa de tentar se livrar do problema, conforme recomendado pelo FBI: atualizar o firmware (o software que controla as funções básicas do aparelho) e retornar o seu roteador para as configurações de fábrica.
Ambos os procedimentos variam de acordo com a marca e o modelo do roteador que você utiliza. Ainda assim, há alguns passos básicos, que servem para todos.
Há uma lista de roteadores afetados, mas ela vem crescendo a cada dia. Desta maneira, é recomendável realizar esses procedimentos abaixo, independentemente de qual modelo você utiliza.
Atualização de firmware
Aqui, o primeiro passo será acessar o site da fabricante do seu aparelho. Vamos tomar como exemplo a Linksys: ao entrar no site brasileiro da empresa, clique em "Suporte". Em seguida, coloque o modelo do seu aparelho.
Na próxima tela, clique em "Downloads/Firmware".
Depois, basta baixar a versão do firmware correspondente ao seu aparelho. Em geral, há informações detalhadas sobre esse assunto.
A instalação do arquivo requer atenção.
Novamente, cada aparelho tem um procedimento distinto, mas alguns passos se assemelham. O primeiro deles é acessar o painel de controle do dispositivo.
Para isso, abra uma janela do seu navegador e digite o endereço "192.168.1.1". Uma tela de login irá aparecer. Caso você não tenha mudado as credenciais de acesso (algo extremamente recomendável e que já ensinamos por aqui), o usuário e a senha costumam ser "Admin".
Caso isso não funcione, uma busca na internet pela senha padrão do modelo do seu roteador trará a resposta rapidamente.
Uma vez acessado o painel de controle, uma rápida busca pelas opções levará você à página na qual é possível carregar o arquivo baixado do site da fabricante do aparelho. No caso deste modelo da Linksys, a opção fica em "Administração" e "Atualização de firmware".
Feito isso, basta esperar a instalação se completar e o seu aparelho estará atualizado.
Atualização de firmware
Com o firmware atualizado, será a vez de retornar o seu roteador às configurações de fábrica. Aqui, vale um alerta: caso você tenha feito alguma configuração específica no aparelho, anotar essas mudanças vai fazer com que você poupe muito tempo no processo.
Isso também vale para o nome e a senha de sua rede wi-fi. Uma vez que você retorne o roteador às especificações de fábrica, retomar essas duas configurações evitará que você precise reconfigurar todos os aparelhos de sua casa que utilizem internet.
Para retornar às configurações de fábrica, o método mais simples é utilizar um botão físico que, em geral, fica na traseira ou na parte de baixo do roteador. Normalmente haverá a indicação "Reset" ao lado dele e será preciso usar um alfinete ou um clipe de papel para pressioná-lo. Abaixo temos um exemplo.
Uma vez que tenha encontrado, pressione ele por dez segundos. Feito isso, o roteador irá voltar às suas configurações de fábrica.
Para mudar isso, basta seguir os passos acima para acessar o painel de controle por meio do endereço "192.168.1.1". Agora, as credenciais de acesso certamente serão as padrões para o modelo.
O primeiro passo será alterar o nome padrão da rede. Utilizando o roteador da Linksys como exemplo, isso é feito na aba "Sem fios" - em outras marcas, o nome dessa área de configurações pode ser wi-fi, Wireless ou variações - e determinar um nome para a sua rede doméstica.
Em seguida, basta definir uma nova senha para acesso à rede wi-fi.
Por fim, para melhorar a segurança do seu roteador, o ideal é definir novos login e senha para acessar o painel de controle. Em geral, essa opção fica em uma área administrativa do painel de controle do aparelho. No caso do modelo usado como exemplo, a opção que você irá mudar será essa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.