Acessório do Google para TV, Chromecast tem falha que expõe localização
O Google corrigirá uma falha de segurança recém descoberta no seu acessório para TV, o Chromecast, e para seu alto-falante inteligente Google Home, que revela a localização do usuário a partir do wi-fi da residência. A informação veio de Craig Young, pesquisador da firma de segurança "Tripwire".
O Google planeja lançar uma atualização de segurança em algum momento nas próximas semanas para consertar a falha, segundo o site "Krebs on Security", que deu a notícia nesta segunda-feira (18).
VEJA TAMBÉM:
O bug funciona explorando uma lacuna nos sistemas do Google que cruzam uma lista de redes wi-fi próximas com a dos serviços de localização geográfica do Google --algo que também é usado no Google Maps. Assim, conseguem a localização da casa do usuário com grande precisão, triangulando pontos fortes de sinal de wi-fi.
Além disso, esse bug pode ajudar os golpistas a criar ataques de "phishing" (do tipo "isca" falsa sobre um tema atraente) e extorsão mais realistas.
Sabendo da localização da pessoa, golpes comuns, como avisos falsos do FBI ou da Receita Federal, ou ameaças de divulgar fotos comprometedoras ou expor algum segredo a amigos e familiares, podem aparecer mais convincentes, com uma frase assustadora do tipo: "Você, que mora na [endereço real da pessoa], saiba que vamos divulgar suas fotos".
Para o usuário, a única precaução possível atualmente seria deixar de usar seu Chromecast ou Google Home --este último não está à venda no Brasil, só no exterior-- até o Google liberar a correção. Se isso não for possível, apenas desconfie de qualquer link ou mensagem estranha que apareça para você.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.