Recebeu áudio no WhatsApp, mas não pode ouvir? App converte em texto
Qual foi a última vez que você ligou ou recebeu uma ligação pelo celular? A tradicional chamada telefônica há muito tempo caiu em desuso, e as mensagens de áudio se tornaram as queridinhas dos usuários do Whatsapp. Mas não é sempre que dá para enviar (e muito menos ouvir) os áudios.
Quem nunca passou por uma situação assim: você está no meio de uma reunião, aula ou outro compromisso, recebe um áudio, não pode ouvir. Já pensou se aquele áudio virasse um texto?
- Truque: como ouvir áudio no WhatsApp antes de enviá-lo
- É possível descobrir se alguém te bloqueou no WhatsApp?
- Como achar e agrupar áudio e GIF no WhatsApp do iPhone
Para ajudar a diminuir a ansiedade em situações assim, existe um aplicativo que faz isso: é o Transcriber. Criado por um desenvolvedor italiano, o app é gratuito (possui uma versão paga) e está disponível atualmente apenas para Android.
A reportagem do UOL Tecnologia testou o Transcriber. O app é leve (tem pouco mais de 4 MB) e simples, embora não muito intuitivo --é preciso ver o tutorial disponível no aplicativo para saber como funciona.
Diferentemente de muitos apps, o Transcriber não funciona em seu ambiente próprio. Para utilizá-lo, é preciso acessar o Whatsapp, selecionar o áudio que deseja ser convertido, clicar em compartilhar e depois na opção "Transcriber".
Em poucos segundos, aparece a mensagem em formato de texto, que pode ser copiada e compartilhada.
Ao entrar no app, você vê o histórico das mensagens transcritas. Clicando nos três pontinhos, na parte superior direita, e depois em "Configurações", é possível definir o idioma que será usado (são 42 opções de línguas). Existe a possibilidade de escolher o idioma antes de transcrever cada áudio.
A reportagem gravou, enviou e depois converteu áudios curtos em três línguas (português, espanhol e inglês). Nos três testes, a mensagem foi transcrita da forma como foi falada. Ou seja, funcionou muito bem.
Ajuda para deficientes auditivos
Com mais de 500 mil downloads desde que foi lançado, em setembro do ano passado, o app foi criado para auxiliar pessoas que têm dificuldades de ouvir.
Em resposta a um usuário que comentou no Google Play que o aplicativo estava ajudando sua namorada que era deficiente auditiva, o desenvolvedor Mirko Dimartino escreveu: "Isso me deixa feliz; meu aplicativo nasceu para ajudar pessoas com deficiências auditivas".
Outro internauta afirmou que o app é útil para evitar saia justa. "Agora não cairemos mais no gemidão", postou, referindo-se ao áudio que viralizou com a voz de uma mulher gemendo de prazer. Atualmente, o aplicativo tem nota média de 4,3 na loja de apps do Google.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.