Está difícil achar as fotos no celular? Problema pode estar no Google Fotos
Se você utiliza celulares Android deve estar familiarizado com o Google Fotos. O app ganhou espaço ao longo das versões do sistema operacional, especialmente a partir do Android 5.0, lançado no final de 2014, quando aparelhos com a versão pura do sistema deixaram de ter o aplicativo "Galeria" para visualizar e organizar fotos.
O Google Fotos, na verdade, integra as funções da antiga Galeria com o serviço de armazenamento de fotos na nuvem do Google Drive. A ideia em si é prática, porém algumas opções acabaram ficando um bocado escondidas. Entre elas, a possibilidade de ver fotos do aparelho recebidas via apps como o Whatsapp ou baixadas da internet.
Uma breve "fuçada" no aplicativo e um período de adaptação são suficientes para contornar esse problema.
- Tchau, ex: dá pra esconder todas as fotos de uma pessoa no Google Fotos
- Cansou de pedir para compartilharem fotos? Google resolveu isso
- Google permite colocar cor em foto antiga
Alguns usuários, no entanto, têm relatado uma situação bem mais complicada: um problema do aplicativo estaria fazendo com que imagens de pastas que não sejam a de fotografias da câmera estariam desaparecendo.
No fórum de ajuda do Google, o tema é abordado em diversas publicações sobre "álbuns (Facebook, Instagram, Whatsapp, prints) que sumiram do Google Fotos". A pergunta que não quer calar: "Como faço para que as fotos voltem a aparecer?
Para saber se esse é um problema isolado ou, de fato, é algo mais sério, UOL Tecnologia entrou em contato com o Google.
Sim, há um problema
Por meio de sua assessoria de comunicação, o Google confirmou a existência do problema no app, além de afirmar que "está trabalhando para resolver isso".
A boa notícia é que, apesar de sumir com as imagens no Google Fotos, o problema não significa que elas foram apagadas do seu smartphone.
Isso ocorre porque, de alguma maneira, é criado um arquivo chamado ".nomedia" dentro de pastas que armazenam imagens recebidas via Whatsapp, Facebook, baixadas etc.
Esse arquivo nada mais é que uma espécie de sinalizador: se o Google Fotos detecta que ele existe dentro de uma pasta, ele simplesmente ignora todo o conteúdo desta pasta. Esse é um recurso usado para evitar que determinadas pastas apareçam na galeria do app.
A má notícia é que o Google não tem uma solução oficial para o problema.
A empresa, no entanto, recomenda uma série de procedimentos caso você note que o Google Fotos não esteja mostrando imagens que você tem certeza que estão em seu aparelho.
Vá até as permissões do app
Lá, é preciso ter certeza que o acesso ao armazenamento do sistema. Para isso, um dos caminhos possíveis é acessar "Configurações", "Apps e notificações" e encontrar o aplicativo "Fotos" na lista que aparece.
Em seguida, clique em "Permissões" e confirme se o acesso ao armazenamento está ativado.
Depois de fazer isso, acesse o app "Arquivos" e, lá, vá até a pasta de fotos cujo conteúdo que não está aparecendo no aplicativo Fotos.
É bastante provável que nessa pasta existe um arquivo ".nomedia". Para descobrir isso, use a busca do próprio app e, uma vez que o arquivo seja encontrado, basta apagá-lo.
Essa mesma busca pode ser repetida no diretório geral de fotos.
O próximo passo envolve limpar os dados do app Fotos. Para isso, abra novamente "Apps e notificações" dentro de "Sistema", escolha o app "Fotos" e, depois, clique em "Armazenamento".
Lá, escolha "Limpar armazenamento" para "reiniciar" o app.
Por fim, desligue e ligue o seu celular. Ao menos enquanto o Google não apresenta uma solução oficial, é provável que esse extenso método paliativo dê conta do recado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.