Topo

Brasileiro gosta de celular baratinho e prefere a Samsung

Celulares da Samsung foram os mais vendidos no Brasil - istockphoto
Celulares da Samsung foram os mais vendidos no Brasil Imagem: istockphoto

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

20/07/2018 13h31

Você trocaria o seu smartphone da Motorola ou por um LG? Ou trocaria o seu Samsung por um celular da Apple? Quando o assunto é smartphone, todo mundo sabe que as empresas fazem mil coisas para convencer as pessoas de que possuem os melhores aparelhos.

E no mercado brasileiro de smartphones essa disputa não podia ser diferente. Você consegue chutar quais empresas conseguiram vender mais aparelhos até o momento?

A primeira colocação ficou com a Samsung. A empresa conseguiu no primeiro trimestre deste ano atingir a marca de 45,6% das vendas de smartphones no mercado nacional, de acordo com uma pesquisa realizada pela Counterpoint Research.

Veja também: 

Segundo o estudo, a família J é a mais popular no Brasil e contribuiu para as vendas da Samsung. Os preços dos modelos da linha J podem chegar a mais de R$ 1.000. Os principais são: J2, J5 e J7. Cada um com inúmeras variações, como J5 Prime, J7 ProJ7 Neo, J7 Metal, J7 Prime, J7 Duos, etc.

No entanto, a empresa domina o mercado também com a ajuda de seu portfólio com aparelhos de várias faixas de preço.

Já a Motorola apareceu em segundo lugar com 19,8% das vendas. Os modelos Moto C e Moto C Plus ajudaram bastante a empresa no Brasil. Em uma rápida busca, foi possível encontrá-los por entre R$ 375 e R$ 460.

A LG ficou com o 3º lugar, com participação de 11,4%. Em seguida, aparece a Apple, com 5,7% das vendas do período.

Em último lugar, surge a Positivo, com participação de 1,9%.

Brasileiro gosta mesmo é dos baratinhos

A pesquisa também identificou que os consumidores preferiram investir pouco em seus smartphones no primeiro trimestre do ano.

Quase metade (49%) das vendas de celulares estava na faixa de US$ 100 (R$ 395, sem taxas) a US$ 199 (R$ 786). Paralelamente, 31% das vendas foram impulsionadas por aparelhos com preços de até US$ 99 (R$ 391).

“As cinco maiores marcas de smartphones representaram quase 85% do total do mercado de smartphones no primeiro trimestre de 2018”, afirmou o analista de pesquisa Parv Sharma. “No entanto, o cenário da marca será desafiado pela Huawei, que está planejando entrar novamente no mercado em parceria com a Positivo, fabricante brasileira de eletrônicos de consumo”, destacou.

Aqui é bom lembrar que a Huawei é conhecida mundialmente por lançar bons modelos com preços bem acessíveis.

Pesquisa de mercado de smartphones no Brasil - Counterpoint Research - Counterpoint Research - Counterpoint Research
Lista mostra as empresas que tiveram as maiores vendas de smartphones no Brasil
Imagem: Counterpoint Research

Samsung cresceu e Apple diminuiu

O estudo também apontou que as vendas gerais de smartphones no Brasil cresceram 2,3% no ano. A alta foi impulsionada, principalmente, por setor industrial.

Em relação ao volume geral de crescimento, apenas Samsung e Motorola registraram alta em comparação com o mesmo trimestre no ano passado.

As vendas de celulares da Samsung foram de 44,2% para 45,6%. As da Motorola saíram de 16,8% e atingiram 19,8%.

Por outro lado, o mercado brasileiro não foi muito feliz para a LG, que registrou queda de 13% para 11,4%.

Apesar de pequena variação, a Apple também acabou reduzindo suas vendas de 5,8% para 5,7%. Um dos motivos pode ter sido o cancelamento da produção de iPhones no Brasil, segundo a empresa de pesquisa.

A Positivo foi a que mais surpreendeu. Mesmo tendo a menor participação em relação as outras empresas, ela conseguiu o maior crescimento anual, aumentando suas vendas em 33%.