Brasileiro gosta de celular baratinho e prefere a Samsung
Você trocaria o seu smartphone da Motorola ou por um LG? Ou trocaria o seu Samsung por um celular da Apple? Quando o assunto é smartphone, todo mundo sabe que as empresas fazem mil coisas para convencer as pessoas de que possuem os melhores aparelhos.
E no mercado brasileiro de smartphones essa disputa não podia ser diferente. Você consegue chutar quais empresas conseguiram vender mais aparelhos até o momento?
A primeira colocação ficou com a Samsung. A empresa conseguiu no primeiro trimestre deste ano atingir a marca de 45,6% das vendas de smartphones no mercado nacional, de acordo com uma pesquisa realizada pela Counterpoint Research.
Veja também:
- O que esperar do Galaxy Note 9
- Sua voz vai substituir o smartphone
- Qual operadora tem o 4G mais rápido?
Segundo o estudo, a família J é a mais popular no Brasil e contribuiu para as vendas da Samsung. Os preços dos modelos da linha J podem chegar a mais de R$ 1.000. Os principais são: J2, J5 e J7. Cada um com inúmeras variações, como J5 Prime, J7 Pro, J7 Neo, J7 Metal, J7 Prime, J7 Duos, etc.
No entanto, a empresa domina o mercado também com a ajuda de seu portfólio com aparelhos de várias faixas de preço.
Já a Motorola apareceu em segundo lugar com 19,8% das vendas. Os modelos Moto C e Moto C Plus ajudaram bastante a empresa no Brasil. Em uma rápida busca, foi possível encontrá-los por entre R$ 375 e R$ 460.
A LG ficou com o 3º lugar, com participação de 11,4%. Em seguida, aparece a Apple, com 5,7% das vendas do período.
Em último lugar, surge a Positivo, com participação de 1,9%.
Brasileiro gosta mesmo é dos baratinhos
A pesquisa também identificou que os consumidores preferiram investir pouco em seus smartphones no primeiro trimestre do ano.
Quase metade (49%) das vendas de celulares estava na faixa de US$ 100 (R$ 395, sem taxas) a US$ 199 (R$ 786). Paralelamente, 31% das vendas foram impulsionadas por aparelhos com preços de até US$ 99 (R$ 391).
“As cinco maiores marcas de smartphones representaram quase 85% do total do mercado de smartphones no primeiro trimestre de 2018”, afirmou o analista de pesquisa Parv Sharma. “No entanto, o cenário da marca será desafiado pela Huawei, que está planejando entrar novamente no mercado em parceria com a Positivo, fabricante brasileira de eletrônicos de consumo”, destacou.
Aqui é bom lembrar que a Huawei é conhecida mundialmente por lançar bons modelos com preços bem acessíveis.
Samsung cresceu e Apple diminuiu
O estudo também apontou que as vendas gerais de smartphones no Brasil cresceram 2,3% no ano. A alta foi impulsionada, principalmente, por setor industrial.
Em relação ao volume geral de crescimento, apenas Samsung e Motorola registraram alta em comparação com o mesmo trimestre no ano passado.
As vendas de celulares da Samsung foram de 44,2% para 45,6%. As da Motorola saíram de 16,8% e atingiram 19,8%.
Por outro lado, o mercado brasileiro não foi muito feliz para a LG, que registrou queda de 13% para 11,4%.
Apesar de pequena variação, a Apple também acabou reduzindo suas vendas de 5,8% para 5,7%. Um dos motivos pode ter sido o cancelamento da produção de iPhones no Brasil, segundo a empresa de pesquisa.
A Positivo foi a que mais surpreendeu. Mesmo tendo a menor participação em relação as outras empresas, ela conseguiu o maior crescimento anual, aumentando suas vendas em 33%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.