No flagra! Passageiro poderá denunciar motorista com foto diferente na 99
Uma nova ferramenta de segurança da 99, aplicativo de transporte por carro privado que agora pertence à chinesa DiDi, dará ao passageiro mais poder para flagrar motoristas que estejam agindo irregularmente no aplicativo. A partir de agora, o usuário poderá dizer ao app se o motorista com quem fez uma viagem condiz com a foto mostrada no aplicativo.
A novidade envolvendo o passageiro ocorrerá em duas etapas. Primeiro, antes da corrida, será enviada uma mensagem reforçando para que o usuário confira se as informações no app batem com quem está atendendo a chamada.
Veja também:
- "Tapa na cara dos machistas": motorista número 1 do Rio é mulher
- Você pode ser banido por nota baixa no aplicativo no Brasil
- Após morte de chinesa, 99 diz que vai priorizar segurança
O verdadeiro ato como "fiscal" do app ocorrerá depois da viagem, quando os passageiros poderão dizer se a foto do condutor está atualizada e bate com a pessoa que realizou o transporte.
Alguns podem achar que isso pode ser uma ?terceirização? de responsabilidade da 99, mas o recurso lembra mais o senso de comunidade feito pelo Waze, que incentiva participações de usuários.
Além dessa medida que envolve o passageiro, a 99 também vai pedir aos motoristas que tirem três fotos de identificação: uma do licenciamento do carro, uma da carteira de habilitação e uma selfie com o documento de habilitação.
Segundo a 99, as medidas são mais uma estratégia na busca de deixar a plataforma mais segura. A principal meta é evitar que motoristas burlem o cadastro e usem o app para práticas ilícitas. A companhia ainda aponta que, além das análises de documentos já adotadas pela plataforma, outras camadas de checagem serão adicionadas.
A 99 afirma que também já faz uma análise de perfil dos motoristas e verifica o histórico público dos condutores a partir de documentos como CPF, CNH e licenciamento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.