Adora a família Kardashian? Buscas no Google podem esconder vírus
O mundo anda tão difícil que muita gente busca momentos mais leves para aproveitar o tempo. Um deles é acompanhar mais de perto a vida dos famosos que mais gostam em suas rotinas em casa, vida profissional e por aí vai. O problema é que o perigo pode morar bem ao lado.
Um levantamento feito pela empresa de segurança digital McAfee observou que algumas integrantes da família Kardashian são as que lideram a lista de perigos no Google.
No Reino Unido, por exemplo, a empresária e socialite Kim Kardashian é a campeã no quesito resultados de buscas com links maliciosos. Ao clicar nos falsos endereços, o usuário pode instalar vírus, programas espiões que podem resultar no roubo de dados e senhas pessoais.
Veja também
- Querem te dar camiseta grátis do Bolsonaro ou Lula no WhatsApp? É golpe
- Não é mito! Invasão ao seu WhatsApp começa com infiltrado em operadora
- Esqueceu a senha? Veja como recuperar o acesso ao seu Facebook
A segunda celebridade mais “perigosa” da internet no Reino Unido é a modelo Naomi Campbell. Seguida por Kourtney Kardashian, Adele e Caroline Flack, segundo informações do jornal britânico Independent.
Gary Davis, especialista em segurança da empresa, reforça que os hackers se aproveitam da curiosidade dos internautas para enganá-los. Por isso, é preciso o alerta. A empresa faz esse levantamento há 12 anos.
Os Estados Unidos também possuem um ranking só deles. De acordo com a McAfee, a atriz Ruby Rose, que ficou famosa por sua atuação no seriado “Orange is the New Black”, é a grande campeã de links maliciosos detectados.
Em 2017, o posto era ocupado pela cantora Avril Lavigne.
Kourtney Kardashian, irmã de Kim Kardashian, aparece na 7ª posição da lista de celebridades mais famosas do ano.
Confira o top 10:
- Ruby Rose
- Kristin Cavallari
- Marion Cotillard
- Lynda Carter
- Rose Byrne
- Debra Messing,
- Kourtney Kardashian
- Amber Heard
- Kelly Ripa
- Brad William Henke
Nas demais colocações o clã Kardashian aparece em peso com as seguintes posições:
- Kim Kardashian - nº 19
- Rob Kardashian - nº 62
- Khloe Kardashian - nº 91
- Kendall Jenner - nº 138
- Kylie Jenner - nº 152
- Kris Jenner - nº 158
Infelizmente, a empresa não fez um recorte para o Brasil. De qualquer forma, é bom tomar bastante cuidado ao pesquisar sobre as celebridades listadas. Por serem internacionais, a chance de links estrangeiros maliciosos aparecerem nos resultados de buscas por aqui é bem grande.
O que fazer para ficar mais seguro?
A empresa McAfee dá algumas dicas para o usuário não cair em armadilhas.
A primeira dica é “Cuidado com o que clica”. É preciso ter cuidado e não sair baixando prévias de séries que você está ansiosamente aguardando.
O segundo passo é manter os sistemas operacionais atualizados, tanto no computador quanto no celular. “A aplicação de atualizações é um passo importante para ajudar a garantir que os dispositivos permaneçam protegidos”, afirma Davis.
Em seguida, instale algum programa de segurança caso você ainda não o tenha feito. Os programas ajudam a identificar e barrar programas maliciosos e outras ameaças.
A última dica do especialista é usar algum programa de controle parental no caso de famílias com crianças. Elas também adoram saber sobre suas celebridades preferidas. Por isso, todo cuidado é pouco.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.