Conheça a casa feita com impressão 3D que custa menos do que um iPhone
Todo mundo sabe o quanto é custoso comprar uma casa ou construir uma "do chão". Mas o sonho de se ter um lar para morar se torna ainda mais difícil para famílias com baixa ou nenhuma renda. Só no Brasil existem pelo menos 6,9 milhões de famílias sem ter onde morar e é uma situação gravíssima.
Agora, por um acaso já passou pela sua cabeça que uma impressora 3D pode ajudar a amenizar esse problema?
Veja também
- Satélite, música e próteses: impressão 3D não é só um brinquedo
- A super-roupa que aumenta a mobilidade e ajuda idosos a se locomover
- Por que celulares esquentam? Veja como resolver
A startup italiana WASP pensou sobre isso e desenvolveu um projeto chamado Gaia, que consiste na construção de uma casa — em forma de cabana — que utiliza a tecnologia de impressão 3D.
E o melhor: o custo de cada construção ficaria em torno de US$ 1 mil. Ou seja, menos do que o preço do iPhone mais avançado. O iPhone XS Max está custando nos Estados Unidos a partir de US$ 1.099.
Segundo o site Digital Trends, que entrevistou o presidente da empresa, o material das casas combina concreto para a fundação, e um composto de terra (argila, lodo, areia), palha de arroz e casca de arroz para todo o resto. O telhado é feito com madeira.
A impressora 3D faz o serviço mais pesado e a construção da primeira unidade completa durou 10 dias.
"As fibras naturais permitem [minimizar] o encolhimento da mistura seca e conferem resistência mecânica à parede em camadas. Ao usar o moinho úmido, a mistura bruta atingiu uma interessante plasticidade homogênea que permite uma boa resolução na textura impressa", explicou Massimo Moretti ao site.
Outro aspecto interessante é que a casa não precisa ter nenhum sistema de aquecimento ou ar condicionado. Moretti afirma que ela é capaz de manter as temperaturas equilibradas.
De acordo com o site da empresa, o projeto da casa durou dois anos para sair do papel.
A startup ainda está avaliando formas para entrar no mercado da construção. Por isso, a casa impressa em 3D ainda não é vendida por lá.
Mas diga se a ideia não é, no mínimo, interessante? Quem sabe a evolução de ideias assim não facilite a construção de casas mais baratas e rápida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.