Horário de verão: Google avisa que celular pode não ajustar hora sozinho
Fique esperto! Se você usa celular Android e está contando que o aparelho vai mudar automaticamente para o horário de verão às 0h de domingo (4), reveja seus planos porque isso pode não acontecer.
Se você vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), essa dica é para você, já que as provas ocorrem nos dias 4 e 11 de novembro.
Devido a dificuldades para adaptar o sistema para mudanças feitas pelo governo brasileiro, o Google acredita que alguns usuários terão que atualizar a hora do aparelho manualmente.
Entenda o caso
Normalmente, o sistema operacional do Google, que equipa 86% dos smartphones no Brasil, atualiza automaticamente o horário e o fuso horário, ou seja, sem que o usuário tenha que intervir -- O UOL Tecnologia procurou a Apple e vai atualizar o texto quando a resposta chegar.
A plataforma se baseia em um banco de dados de fuso horário que está dentro do sistema e em sinais enviados pela rede das operadoras de celular.
VEJA TAMBÉM:
- Não, os relógios não mudaram sozinhos para boicotar a eleição
- Chegou adiantado? Usuários reclamam que relógio do celular mudou sozinho
- Busão, aeroporto e shopping: reconhecimento facial já é realidade no Brasil
Quando há alguma alteração da hora, como a que ocorre no Brasil por conta do horário de verão, os fabricantes do dispositivo em que roda o Android podem alterar o sistema ao enviar uma atualização. Esse update modifica o banco de dados de fuso horário.
No ano passado, o governo brasileiro alterou o início do horário de verão em 2018 do terceiro domingo de outubro para o primeiro domingo de novembro. É aí que mora o problema.
Alguns fabricantes até lançaram mão de mecanismos para atualizar os smartphones e tablets de suas marcas sem exigir que todo o sistema seja completamente atualizado. As operadoras de celular também podem ajustar o horário ao enviar um sinal contendo as informações corretas de hora e fuso horário. Só que esse sinal não atualiza o arquivo de banco de dados, mas deve permitir que dispositivos com "Hora e data automáticas" e "Fuso horário automático" ativados ajustem automaticamente seu fuso horário para que corresponda à hora local.
Essas atualizações não chegaram a todos os celulares, haja vista o que aconteceu há duas semanas quando vários donos de celulares relataram que seus relógios foram adiantados em uma hora.
Por isso, é provável que você terá de fazer isso sozinho. Veja abaixo as dicas para acertar a hora e não chegar atrasado:
Como corrigir no Android
- Antes de domingo (4), vá ao menu "Configurações", procure “Sistema”, escolha “Data e Hora”;
- Desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”;
- Adicione 1 hora em seu horário local;
- Na manhã do dia 4, desfaça essas configurações: ative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático” e reinicie seu aparelho.
Como corrigir a hora no iPhone
- Vá a "Ajustes", selecione "Geral" e depois "Data e Hora".
- Observe o item "Fuso Horário" e veja se ele está informando mesmo o horário de sua cidade. Caso não esteja, selecione o local correto.
- Se mesmo assim a hora não for corrigida, desabilite a opção "Automaticamente". Assim, você pode configurar a hora manualmente enquanto o problema não é corrigido.
Como corrigir a hora no computador
O horário de alguns computadores e notebooks também podem não ser atualizados automaticamente. Veja abaixo como ajustar a hora manualmente em dispositivos com o sistema operacional Windows, usado pela maioria dos brasileiros:
- Clique sobre o local em que aparece a hora do computador;
- Abra a opção de configuração da "Data e Hora".
- Desabilite o item "Definir hora automaticamente".
- Em seguida, selecione a opção "Mudar data e hora".
- Agora é só você adicionar a hora certa e confirmar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.