Topo

Musk dá voltinha em túnel que será usado por cápsula de alta velocidade

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

05/11/2018 10h15

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, mostrou como deve ser viajar dentro de um dos túneis projetados para abrigar o Hyperloop, o transporte que utiliza cápsulas de alta velocidade.

O empresário publicou em sua conta no Twitter um vídeo de 30 segundos que mostra o percurso pelo túnel abaixo de Los Angeles, nos Estados Unidos. Ele ainda reforçou que a operação começa em 10 de dezembro.

A distância total do túnel é de 3,2 quilômetros, mas não está claro se o vídeo mostra toda sua extensão. Ele foi construído a partir da sede da SpaceX, localizada na cidade de Hawthorne, na Califórnia, até a região de Westwood, no subúrbio de Los Angeles.

VEJA TAMBÉM:

A perfuração foi feita pela Boring Company e compõe uma das rotas projetadas pela empresa de Musk para a região de Los Angeles. A ideia é fazer uma ligação entre Westwood e o aeroporto local da cidade.

A Boring Company tem ainda outros dois projetos em curso, em Chicago e entre as cidades de Baltimore e Washington.

Há ainda outras iniciativas que usam a ideia do Hyperloop fora dos Estados Unidos. Em abril deste ano, foi anunciada a criação de um centro de inovação logística da Hyperloop Transportation Technologies em Contagem-MG. A companhia não tem relação com Musk e suas outras empresas, porém trabalha em torno de uma tecnologia semelhante.

O meio de transporte promete diversidade, sendo capaz de transportar pessoas, carros ou cargas. Falando especificamente sobre o projeto de Musk na grande Los Angeles, a ideia é escapar do caótico trânsito local, permitindo automóveis, pedestres e ciclistas em seus túneis.

O túnel terá trilhos magnéticos com veículos que transportarão de 8 a 16 passageiros, ou um carro de médio porte. Além de escapar o tráfego das avenidas, o meio de transporte atingirá até 200 km/h. 

Empreendedor vida louca ou gênio incompreendido: quem é Elon Musk?

Leia mais