Brasil ainda é lerdo em internet móvel; veja qual é a conexão mais rápida
A Ookla, empresa norte-americana responsável pelo popular teste de velocidade de internet móvel Speedtest, divulgou nesta segunda-feira (19) o seu mais novo balanço a respeito das conexões para celular no Brasil. Em seu ranking global, o Brasil ficou mais uma vez na pior.
Nosso país amarga o 71º lugar no mundo em relação à média de velocidades de download em dispositivos móveis no segundo e no terceiro trimestre de 2018. No quesito uploads, ficamos ainda pior: em 99º lugar no mesmo período, entre Costa do Marfim e Ucrânia.
VEJA TAMBÉM:
- Anatel estaria cobrando R$ 200 em eletrônicos não-homologados
- TIM deve pagar indenização por derrubar chamadas
Mas houve uma pequena melhora. A velocidade média de download móvel no Brasil foi de 18,50 Mbps (megabits por segundo), um aumento de 26,8% em relação ao mesmo período no ano anterior. A velocidade média de upload de 7,52 Mbps aumentou 27% em relação ao período em 2017.
As operadoras mais rápidas, segundo a pesquisa, foram a Claro, com média de 26,75 Mbps em todo o território nacional, seguida de Vivo (17,59 Mbps), TIM (13,68 Mbps), Oi (10,63 Mbps) e Nextel (8,42 Mbps).
Dentre as cidades, Porto Alegre e Curitiba têm a maior velocidade de download móvel entre as dez cidades mais populosas do Brasil. Porto Alegre foi a mais rápida, com um download médio de 24,43 Mbps. Depois vem Curitiba a 22,60 Mbps, Brasília a 22,20 Mbps e Rio de Janeiro em quarto lugar, a 22,02 Mbps. São Paulo, a cidade mais densamente povoada do Brasil, ocupa o quinto lugar, com uma média de 20,74 Mbps.
Nas dez capitais brasileiras com os melhores resultados, a Claro foi a melhor operadora em todas elas. Em Curitiba, obteve o melhor resultado, com média de 46,60 Mbps, mais que o dobro da média da capital paranaense.
Deve-se ressaltar que os resultados do Speedtest não são homogêneos em todo o território brasileiro. O padrão de resultados dos testes é mais denso em três das áreas mais populosas do Brasil (Sudeste, Nordeste e Sul). A densidade começa na costa sudeste de São Paulo e se estende até a ponta leste do país em direção a Salvador e Recife.
Embora a Claro tenha sido a campeã em velocidade, a distribuição de seus resultados é menos densa pelo Brasil que a da Vivo e da TIM, que se concentram bem nos grandes centros. Os resultados da Oi são ainda menos densos, embora abranjam uma área geográfica extensa. A maioria dos resultados da Nextel é encontrada basicamente nas cidades maiores.
$escape.getH()uolbr_geraModulos(‘embed-infografico’,‘/2018/naotemvoltachamada-1523902715816.vm’)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.