A Samsung criou um recurso bem estranho para ajustar brilho da tela
A última atualização de software para o Galaxy J8, da Samsung, causa um certo estranhamento em tempos onde a privacidade na internet está sendo cada vez mais ameaçada. Segundo o site "Sam Mobile", especializado em novidades dos celulares Samsung, o J8 vai tirar selfies para ajudar a ajustar o brilho da tela.
Os smartphones de baixo custo da Samsung não costumam vir com sensor de luz ambiente, peça necessária para que o celular conte com brilho automático de tela. Tal recurso aumenta ou reduz o brilho de acordo com a luz ambiente do momento. Se estiver escuro, reduz a luz da tela. Se fizer sol, a tela ganha mais brilho para compensar.
VEJA TAMBÉM:
- Como Apple e outras empresas imaginam o celular dobrável
- Por R$ 2.199, Samsung lança celular de câmera tripla no Brasil
A mensagem explicativa do programa diz que o recurso novo para o Galaxy J8 passará a usar o sensor de câmera frontal para cumprir essa missão, pois o modelo não conta com o sensor próprio para isso.
A câmera frontal irá automaticamente tirar uma foto a cada vez que você desbloqueia seu telefone. A foto irá somente ser usada para medir as atuais condições de luz ambiente e não irá ser armazenada em lugar algum

Como diz a mensagem, a ideia é que a foto seja um tipo de parâmetro para o software decidir que intensidade de luz irá aplicar sob a tela naquele momento em que você acabou de desbloquear o celular.
Se você desbloqueia o celular algumas dezenas de vezes por dia, imagine que serão dezenas de selfies também. Apesar de a mensagem tentar te tranquilizar dizendo que a selfie em questão não será armazenada, esse recurso deixa muitas perguntas no ar.
Como assim a selfie não será armazenada, já que essa imagem será necessária para calibrar o brilho? E se for salva, por quanto tempo será? Na memória RAM, usada para dados temporários? E é apagada logo depois mesmo? Um especialista mal intencionado conseguiria recuperar essas selfies, da mesma forma que é possivel recuperar certas fotos e arquivos deletados do celular?
Se a resposta a essa última pergunta se tornar positiva, há um novo problema de privacidade a ser resolvido aí.
Um celular tirando selfies por conta própria vai gerar um grande volume de informações visuais que podem prejudicar severamente o usuário em mãos erradas, como saber como é a casa dele em detalhes. Ou tirar nudes sem autorização, se você está com o celular momentos antes e depois do banho.
Outras dúvidas: isso vai gastar demais a bateria do celular? E afinal, compensa trazer o recurso de brilho automático com essa gambiarra para economizar com a ausência do sensor certo? Os usuários pediram por isso?
O UOL procurou a Samsung para esclarecer detalhes deste recurso e se ele será adotado no Galaxy J8 vendido no Brasil, além de outros modelos da marca. Esta nota será atualizada quando obtivermos essas informações.
$escape.getH()uolbr_geraModulos(‘embed-infografico’,‘/2018/chamada-nomes-celulares-1533129059765.vm’)
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.