Acabou o amor? Saiba como apagar traços de ex nas redes sociais
Em tempos de redes sociais, cortar relações com o antigo "mozão" pode não ser suficiente para, de fato, esquecer o amor do passado. Isso porque, vira e mexe, você vai acabar topando com aquela foto da viagem maravilhosa que fizeram juntos há um ano, e que o Facebook insiste em te fazer lembrar. E, pior, pode trombar com uma desagradável publicação que mostra que a fila andou para o outro.
A boa notícia é que é relativamente simples evitar que a rede te mostre coisas que você não quer lembrar.
O primeiro passo é ir até o seu perfil no Facebook, clicar em "Sobre" e, depois, em "Família e relacionamentos". É importante citar que as opções a seguir só estarão disponíveis caso você tenha "assumido" o relacionamento em seu perfil da rede social.
Clique em "Começar" e verá as seguintes opções:
Ao clicar na primeira, "Ver menos de (nome da pessoa)", é possível limitar o quanto as publicações da pessoa aparecem para você, indo desde o deixar de seguir e de receber avisos dela, até medidas mais drásticas, como bloqueá-la na rede social.
Já na segunda, "Limitar o que (nome da pessoa) verá", é possível fazer com que a pessoa fique em uma lista restrita de contatos, para a qual suas novas publicações não serão mostradas. Assim como na opção anterior, também é possível desfazer a amizade ou bloquear a (ou o) ex.
Por fim, a terceira opção é útil para quem quer "apagar" o passado -- ou, ao menos, deixá-lo escondido.
Em "Editar quem pode ver publicações anteriores" você pode alterar a privacidade e marcações de publicações nas quais vocês aparecem juntos. É possível deixar como está, mas também dá para editar marcações em publicações indo uma a uma ou, ainda, na última opção, que é se desmarcar de todas as publicações do tipo de uma vez.
Feito isso, basta ir até "Concluir" e pronto.
E as fotos?
Simplesmente se desmarcar das fotos pode não ser o suficiente e, neste caso, a opção mais utilizada é apagar as imagens. Quem já tentou fazer isso no Facebook, porém, se deparou com um processo tedioso e extremamente demorado, dependendo do número de publicações --a rede social não permite que várias fotos sejam excluídas ao mesmo tempo. É necessário apagar uma a uma.
Mas há um jeito de isso ficar mais fácil. Crie um álbum de fotos. A partir do seu perfil, clique em "Fotos" e, depois, em "Álbuns". Você chegará à seguinte tela:
Clique em "Criar novo álbum", e o Facebook pedirá para você fazer o upload de uma foto do seu computador. Adicione uma qualquer e dê ok. Aqui você também pode nomear e mudar a privacidade do álbum a ser criado.
Uma vez que o álbum esteja pronto, vá até as fotos que você deseja excluir, clique no "lápis" sobre ela e depois em "Mover para outro álbum".
O processo pode parecer similar ao de apagar as fotos individualmente, mas ao transferir as imagens para um outro álbum, o Facebook não reinicia a rolagem da página, o que torna tudo mais prático.
Uma vez que as fotos estiverem no álbum novo, basta ir até ele, clicar na pequena engrenagem e, depois, em excluir álbum. As fotos que estiverem em seu interior serão apagadas.
Truque para o Instagram
Assim como o Facebook, o Instagram não permite apagar diversas fotos de uma vez só. A solução é instalar um app dedicado à administração de contas de Instagram, como o Cleaner for Instagram (para Android ou iOS).
Uma vez no app, você terá que fazer login com a sua conta do Instagram. Feito isso, clique em "Media". A partir daí, todas as suas fotos irão aparecer.
Clicar sobre elas faz com que sejam selecionadas. Basta escolher qual você deseja apagar, apertar o ícone de raio que irá surgir e, depois, deletar.
Aqui, vale uma observação: evite apagar muitas fotos de uma só vez, caso contrário o Instagram poderá bloquear momentaneamente sua conta. O ideal é apagar entre 15 e 20 por hora. Desta forma, não haverá qualquer problema.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.