Nokia com cinco câmeras deve ser 1º grande celular de 2019; veja detalhes
Ainda não completamos uma semana de 2019, mas a rodada de rumores do mercado de celulares já está intensa. O primeiro trimestre historicamente é palco para alguns grandes smartphones no sistema Android, como o Galaxy S10 da Samsung e o LG G8. Mas correndo por fora, a Nokia pode ser a primeira a trazer o primeiro grande lançamento de celular deste início de ano.
Os rumores já o chamam de Nokia 9, ou Nokia 9 PureView --esse último termo é um clássico da Nokia, que o usava para se referir a seus celulares com boas especificações de câmera. E esta é mesmo a maior promessa deste modelo, pois ele pode vir com a inédita (até agora) câmera quíntupla na parte traseira.
Na imagem acima podemos ver como será, segundo o "vazador" de tecnologia Steve H. McFly, em sua conta de Twitter @OnLeaks. As cinco câmeras ficariam, assim em forma de hexágono, acrescidas do flash. Parece mesmo os olhos de uma espécie incomum de aranha no microscópio, se olhar demais para a foto.
Tripofobia à parte, o site indiano "My Smart Price" vazou um suposto vídeo de divulgação do novo modelo da Nokia. Se o vídeo acima for real, já adianta boa parte dos recursos do Nokia 9.
- Processador Snapdragon 845 (2,8 GHz)
- 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento
- Tela de 5,99 polegadas, com resolução 2K (2.048 x 1.080 pixels), compatível com HDR-10 (com melhor contraste de imagem)
- Sensor de impressão digital na tela
- Com Android 9 Pie de fábrica, pela iniciativa Android One. Esta traz a experiência mais limpa possível do sistema operacional do Google. Deve receber todas as atualizações importantes por dois anos e também correções de segurança regulares
- Carregamento sem fio com um dock, como no Galaxy S9
São configurações de peso, que o põem na categoria top de linha: desempenho potente garantido pelo processador rápido e ampla memória RAM, bastante espaço para instalar apps e guardar fotos, além de trazer o ainda incomum recurso de reconhecimento de digitais direto na tela.
No quesito câmera, temos:
- Câmera traseira de cinco sensores, com as lentes Zeiss, famosas por sua qualidade. Ela é capaz de tirar cinco disparos simultâneos --os benefícios reais disso ainda não são claros
- Afirma capturar 10 vezes mais luz do que uma câmera de smartphone comum
- Captura informações de profundidade que podem ser usadas para alterar o ponto focal da foto no Google Fotos
Ainda não sabemos outros detalhes, como os megapixels das câmeras traseiras, nem da frontal. Ou a capacidade da bateria. Outra pergunta no ar é: se são cinco câmeras mais o flash LED, para que serve aquele sétimo buraco na traseira, já que o sensor de impressões digitais seria direto na tela?
O vazamento mais recente diz respeito a datas e preços. O perfil do Twitter Nokia Leaks diz que o modelo sai primeiro na Europa, já na terceira ou quarta semana de janeiro, a partir de 749 euros (R$ 3.320). Em alguns mercados sai mais caro, por 799 euros (R$ 3.540).
Se isso valer, o Nokia 9 deverá ser o primeiro grande lançamento em smartphones deste ano, já que a maioria das grandes marcas, como Samsung, LG, Motorola e Nokia, preferem soltar seus novos celulares durante ou depois da feira Mobile World Congress (MWC), prevista para o final de fevereiro.
Aos antigos fãs da Nokia que se empolgaram, trazemos mais uma vez a má notícia. A HMD Global, atual empresa finlandesa dona da marca desde o final de 2016, ainda não tem planos concretos de comercializar seus celulares no nosso país. Os únicos jeitos são comprar em uma viagem à Europa ou procurar serviços de importação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.