Verificação em 2 etapas: como ativar a autenticação que te salva de ciladas
Você deve ter ouvido falar recentemente de uma tal "autenticação de dois fatores" presente em sites, aplicativos e redes sociais. A configuração, que dá mais segurança para o dono da conta, está presente na maioria dos serviços na atualidade. Mas como ativar?
A autenticação de dois fatores (ou verificação em duas etapas, dependendo do site) não é nenhuma novidade e existe há anos. Nos últimos tempos, contudo, ganhou mais destaque por casos de contas invadidas em serviços como WhatsApp, Instagram e Facebook - os próprios aplicativos e sites recomendam ativar essa proteção.
Veja também:
- Modinha entre famosos: aprenda a usar o aplicativo Pic Collage
- Documentos secretos: Facebook debateu sobre usar dados e rastrear usuários
- Fim das fotinhas picantes: Tumblr vai proibir conteúdo adulto
No vídeo acima, você pode ver como ativar essa autenticação nos principais aplicativos e redes sociais do momento: WhatsApp, Facebook e Instagram. Mas vale dizer que isso serve para quase tudo na internet: Google, Twitter, Microsoft e muito mais.
A autenticação de dois fatores serve para ter dar mais segurança. Assim, se um hacker ou outra pessoa obtiver uma senha sua, isso não bastará para ele invadir suas contas: na hora do login, é pedido um código enviado por SMS para o número que você cadastrou ou gerado por um aplicativo autenticador (como o Google Authenticator ou Microsoft Authenticator, que servem como um gerador de números que são trocados em intervalos de tempo).
Mas é bom frisar também que essa necessidade de colocar um código também valerá para quando você fizer um novo login em suas contas. Pense que é melhor sempre provar que você é você mesmo do que perder acesso ou ter informações expostas.
Em todos os sites, aplicativos e serviços, a verificação costuma estar presente dentro das configurações da sua conta - normalmente na aba de segurança. É bom dizer, claro, que ativar o procedimento não vai impedir totalmente que sua conta seja invadida, mas diminuirá as chances disso acontecer.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.