Morte lenta: Firefox não terá mais suporte ao Flash
A Mozilla, responsável pelo Firefox, confirmou que o Flash não vai mais funcionar por padrão em sua plataforma. Essa é mais uma etapa do "começo do fim" do famoso plugin, que fazia uma série de animações e recursos multimídia funcionarem nos navegadores de internet há vários anos.
A empresa vai desabilitar o suporte automático a ferramenta na versão 69 do Firefox, prevista para ser lançada em setembro deste ano. A informação apareceu em uma lista de bugs divulgada pela Mozilla.
Quando o internauta abrir uma página que contenha conteúdos compatíveis com o flash, ele deverá ativar manualmente o plugin se for necessário. Por enquanto.
Em 2020, o flash deixará de funcionar para sempre em todos as plataformas. A Adobe não fará mais novas atualizações.
O Flash já foi mega importante
O flash existe desde os anos 90 e permitiu que uma série de animações, reprodução de vídeos e jogos funcionassem nos navegadores da internet.
Em 2005, quando o Flash da Macromedia foi comprado pela Adobe, o sistema estava presente em mais de 98% dos computadores pessoais.
Os anos passaram e a popularidade do Flash foi diminuindo. A Apple, por exemplo, desistiu de usar a tecnologia em seus iPhones.
O mercado também começou a enxergar a tecnologia como defasada e vulnerável à ataques virtuais. O Chrome divulgou em 2016 o seu plano para reduzir drasticamente o uso do Flash em seu navegador.
Outras empresas foram fazendo o mesmo. Por fim, a Adobe decidiu descontinuar o seu queridinho. "Na verdade, pensamos que a oportunidade para a Adobe é maior em um mundo pós-Flash", disse Govind Balakrishnan na época do anúncio de morte do flash.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.