HP expande recall de bateria que pode pegar fogo; veja se você corre risco
Se você tem algum notebook da marca HP, talvez precise trocar a bateria dele urgentemente. Dependendo do modelo que possui, existe o risco de superaquecimento e incêndio.
A empresa anunciou agora me janeiro que está expandindo um recall mundial de segurança iniciado em 2018.
A substituição da bateria deve ser gratuita e a orientação é interromper imediatamente o uso. Muitos modelos não permitem a troca manual das baterias. Por isso, é preciso entrar em contato direto com a HP para solicitar a troca.
Confira os modelos passíveis de substituição:
- HP Probook 640 (G2 e G3)
- HP ProBook 645 (G2 e G3)
- HP Probook 650 (G2 e G3)
- HP Probook 655 (G2 e G3)
- HP ProBook 65x (G2 e G3)
- HP ProBook 4xx G4 (430, 440, 450, 455 e 470)
- HP x360 310 G2
- HP ENVY M6
- HP Pavilion x360
- HP 11 Notebook PC
- HP ZBook 17 (G3 e G4)
- HP ZBook Studio G3
Os modelos abaixo foram comercializados com baterias que não estão na lista para substituição.
No entanto, é possível que os clientes tenham trocado o acessório posteriormente. Por isso, é preciso ficar atento a eles também.
- HP ProBook 430 G5
- HP ProBook 440 G5
- HP ProBook 450 G5
- HP ProBook 455 G5
- HP ProBook 470 G5
- HP ZBook Studio G4
- HP ENVY 15
- HP mt20
- HP mt21
- HP mt31
A empresa também disponibilizou um programa que verifica se a bateria do aparelho precisa ser trocada. Segundo a HP, o processo de análise leva menos de 30 segundos.
"Essas baterias podem superaquecer, oferecendo risco de fogo e queimaduras aos clientes. Por este motivo, é essencial que você verifique novamente a sua bateria, ainda que tenha o feito anteriormente e tenha sido informado que ela não foi afetada", informou a HP em um comunicado publicado em seu site.
Para amenizar os riscos, a HP lançou um sistema que deixa a bateria automaticamente em um modo de segurança. Assim, os equipamentos podem ser usados sem maiores problemas (Veja mais informações).
O meu notebook foi afetado
Caso precise trocar a bateria do seu notebook, você pode entrar em contato com a HP na parte do "Fale Conosco" para solicitar a substituição. Se preferir, ligue para 0800 709 7751. Em São Paulo, ligue para o número é (11) 3878-8338 (opção 5, digitar código 709).
Será preciso informar o modelo do notebook e o número de série para fazer o registro.
A HP não informa o prazo máximo para a troca, mas você pode acompanhar todo o status da solicitação até a nova bateria ser entregue. Quando você receber a nova bateria, um técnico da HP entrará em contato para agendar a troca.
Ao que tudo indica, você não terá problemas com isso. Mas, caso observe algo errado, os órgãos de defesa do consumidor podem ajudá-lo.
O Procon-SP, por exemplo, ressalta que a HP deve apresentar os esclarecimentos necessários conforme determina o Código de Defesa do Consumidor. Em caso de algum acidente causado pelo defeito, um processo judicial pode ser aberto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.