"Tiozão", Facebook aposta em memes para tentar atrair usuários jovens
O Facebook segue sua cruzada para capturar a atenção de adolescentes. Depois de tentar criar seu próprio YouTube no Instagram (o IGTV) e "clonar" o popular TikTok, a rede social vai apostar em um feed de memes para atrair os jovens de volta para sua plataforma.
Segundo o "Tech Crunch", a empresa de Mark Zuckerberg trabalha há meses no LOL, uma linha do tempo voltada para vídeos engraçados e GIFs, que também puxará atualizações de páginas famosas pela criação de piadas no Facebook. O projeto já está em teste com cerca de 100 alunos de ensino médio dos Estados Unidos.
O número restrito de adolescentes que participa desse piloto do novo produto consegue acessá-lo dentro do aplicativo do Facebook, no lugar onde fica o botão "Watch" para os usuários comuns. A empresa confirma que o LOL está em teste, mas ainda não sabe se essa ala humorística da rede social ficará dentro do aplicativo ou se acabará lançada como um app separado quando (e se) a ideia for para frente.
O LOL tem uma aba de vídeos do dia, além de outra com indicações customizadas para aquele usuário. Também há uma divisão por categorias, que incluem animais, crianças, pegadinhas, escola, games, celebridades e, evidentemente, memes.
Ao clicar em um conteúdo, ele aparece em um formato semelhante aos Stories do Instagram ou Status do WhatsApp, com ícones abaixo da imagem que permitem avaliações do usuário sobre o que está sendo mostrado. Dá para reagir às piadas com "engraçado", "legal" e "sem graça", além de um botão para compartilhamento.
As fontes do "Tech Crunch", no entanto, afirmam que o projeto passa uma sensação constrangedora, de uma empresa que tentando muito ser moderna e legal para agradar um público que se interessa por outras plataformas, como YouTube, Snapchat e o Instagram. Esse tipo de iniciativa é importante financeiramente para o Facebook, que precisa desses usuários jovens para agradar investidores, acionistas e anunciantes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.