Topo

LG G8 pode ter telas que se grudam e música pode sair do próprio display

Imagem criada do LG G8 ThinQ com base em rumores - @91mobiles/@OneLeaks
Imagem criada do LG G8 ThinQ com base em rumores Imagem: @91mobiles/@OneLeaks

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

26/01/2019 11h41

A LG lançará em breve a próxima geração de seu celular top de linha, mas rumores já indicam como o LG G8 ThinQ deve ser. Um dos mais interessantes é o uso de uma tecnologia de transmissão de áudio na própria tela.

Na teoria, isso significa que o som de ligações, áudios no WhatsApp e até músicas conseguiriam sair do display, sem a necessidade de um alto-falante na parte da frente.

O uso do fone de ouvido serviria então para quando o usuário não quiser segurar o aparelho. Em outras situações a aproximação do celular do rosto já resolveria.

A tecnologia é chamada de sound on display. Nela, o áudio é convertido de vibrações bem sutis na tela e, por meio da condução óssea (via ossos da face), elas vão diretamente para o canal auditivo chegando a parte interna do ouvido.  

É assim que o cérebro consegue detectar o som. Para ouvir, é só o usuário manter o aparelho próximo a lateral do rosto.

As informações sobre o uso da tecnologia no novo LG G8 foram divulgadas pelo internauta Steve H. MCFly, que é bem conhecido por antecipar detalhes de novos lançamentos.

A tecnologia pode funcionar em uma parte da tela ou até mesmo nela toda.

Por isso, dependendo de como ela for adotada, o tamanho do entalhe retangular pode ficar menor ou ele pode ser deixado de lado de vez, já que normalmente essa parte é usada para armazenar um dos alto-falantes e a câmera de selfie.

Celular dobra, mas não a tela

Seguindo a tendência de 2019, algumas pessoas têm apostado que a LG também vai aderir ao smartphone com tela "dobrável". Usei as aspas, pois a tela não será necessariamente algo que consegue se dobrar.

A alternativa encontrada pela empresa é bem diferente dos modelos usados pelas fabricantes RoyoleSamsung e Xiaomi, que saíram a frente nisso.

A LG planeja lançar um aparelho com duas telas independentes, mas que podem ser acopladas uma na outra com ajuda de um conector para "grudá-las".

Quais os melhores celulares de 2018? Veja os destaques de cada categoria

Leia mais
Neste último caso, a promessa é de que as telas conseguiriam funcionar de modo uniforme, como se fossem um único dispositivo. Quando separadas, elas teriam cerca de 4 polegadas. Juntas, elas passariam a ter 7 polegadas.

A possível escolha por essa opção provavelmente é o preço. É mais barato fabricar duas telas que se "grudam" do que uma tela realmente dobrável.

Controle de gestos

Outro rumor que está circulando na internet é que um novo celular da LG virá com novas tecnologias de comandos por gestos. Não há confirmações de que seja no LG G8, mas quem sabe.

A ideia é que o aparelho consiga reconhecer os gestos os usuários com ajuda de sensores e não seja necessário o toque na tela para várias funções.

Então, será possível fazer o movimento de deslizar para os lados e o celular consegue reconhecer.

O novo LG G8 será apresentado em fevereiro, durante a Mobile World Congress, maior evento de smartphones do mundo, que acontece entre os dias 25 e 28. Então logo mais saberemos se tudo isso é verdade.

*Com informações dos sites 91 Mobile e CNET