Truque: como fazer apoio de mesa para celular com clip, cartão ou elástico
Resumo da notícia
- Só é preciso objetos como clipes de metal, prendedores de papel, cartões e elásticos
- Gambiarras podem não aguentar celulares grandes e pesados, mas não custa tentar
- Em poucos passos um cartão de crédito a ser descartado vira um suporte
Você é daqueles que precisa deixar o celular ao seu lado na mesa do trabalho? A maioria das pessoas está tranquila com a ideia de deixar o aparelho deitado, mas há quem prefira posicioná-lo mais em pé, para ver eventuais notificações ou até mesmo para relaxar assistindo a um vídeo (na hora de folga, claro!).
Nos últimos anos, vimos o surgimento de acessórios para segurar melhor o celular nas mãos, como a "argolinha" ou o PopSocket. Existem apoios de celular feitos de plástico exclusivos para usar na mesa, mas você não precisa comprar nada disso.
Se você não quer gastar, veja abaixo alguns truques. Para os materiais, você pode fuçar nos objetos de casa a serem descartados. O que usamos aqui:
- Clipe de papel feito de metal, tamanho nº 8
- Um cartão de crédito (ou outro tipo de cartão plástico do mesmo tamanho) prestes a ser inutilizado
- Uma liga elástica comum, usada para prender notas de dinheiro
- Dois prendedores de papel grandes, de 51 milímetros
As ferramentas são:
- Tesoura
- Alicate
Lembramos que os resultados das gambiarras podem variar conforme a qualidade do material usado, e principalmente de acordo com as dimensões e peso do celular --se for dos mais grandões pode não funcionar, principalmente se apoiá-los na posição vertical.
Com clipe de papel
Entorte o clipe com a mão, subindo a parte interna dele a um ângulo de 90 graus, como na foto. Se achar duro demais, use um alicate.
Entorne novamente o clipe, mas só a ponta da parte maior, subindo-a a um ângulo de cerca de 45 graus.
Pronto, agora é só posicionar o celular na horizontal.
Com cartão de crédito velho
Modo 1
Com a tesoura, recorte em uma extremidade do cartão uma cavidade vertical de espessura próxima à do seu celular --talvez valha a pena encostar o aparelho no cartão para medir bem os limites dessa cavidade. Como mostra a foto, o buraco deve se encerrar antes de chegar ao lado oposto ao que você começou a cortar.
Recorte novamente o cartão com um corte diagonal, que começa no mesmo lado da cavidade anterior, e termina no lado perpendicular próximo, como na foto.
O suporte pode ser usado no topo, no pé ou no meio do corpo do celular, mas a desvantagem deste é que ele fica com uma parte do cartão aparecendo na frente da tela.
Modo 2
Dobre o cartão em dois pontos, como mostram as fotos: primeiro, em uma dobra vertical para ser o "pé". Segundo, uma segunda dobra vertical no meio do restante do cartão.
E está pronto.
Com prendedores de papel
Modo 1
Prenda metade da liga em um prendedor, como na foto, e faça o mesmo com o outro prendedor.
Deixe um espaço de cerca de um centímetro entre as "bocas" dos dois prendedores, com o elástico à mostra. Agora é só encaixar o celular.
Modo 2
Uma forma alternativa não envolve a liga, mas é um pouco mais difícil. Primeiro, você precisa posicionar as hastes metálicas de um dos prendedores de forma oposta à posição de "V" usada para prender o papel --veja foto acima.
O próximo e difícil passo é entortar, com alicate, a ponta arredondada de uma das hastes a cerca de 45 graus, para formar a parte que vai segurar o celular por baixo. Como ela é bem dura, quando produzimos nossa gambiarra, decidimos tirar a haste do prendedor antes de entortá-la.
Depois de encaixar a haste torta novamente, aí é encaixar este prendedor dentro do outro, como na foto.
Deu certo usando apenas uma haste torta, mas se você for forte, pode tentar entornar as duas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.