SpaceX trabalhará com a Nasa em teste de defesa da Terra de asteroides
Resumo da notícia
- Nova parceria milionária entre Nasa e SpaceX testará desvio de rota de asteroide
- Foguete Falcon 9 será usado para lançar nave que colidirá com objeto
- Previsão é de lançamento em junho de 2021 e acerto ao alvo em outubro de 2022
A Terra não está sob ameaça de um asteroide, mas a Nasa (Agência Espacial Americana) quer estar preparada quando estivermos. Para isso, ela fechou (mais um) contrato com a SpaceX, do executivo Elon Musk. Desta vez, a empresa privada providenciará seus serviços para a missão DART (Teste de Redirecionamento Duplo de Asteroides).
A Nasa pagará US$ 69 milhões à SpaceX pelo lançamento e outros custos relacionados à missão, que será a primeira a testar a capacidade de desviar a trajetória de um asteroide. A ideia é colidir uma espaçonave em alta velocidade, fazendo com que a rota da rocha gigante seja alterada.
O plano é lançar a missão em junho de 2021 da Vandenberg Air Force Base, na Califórnia. O foguete usado será o Falcon 9, da SpaceX. Uma vez fora da Terra, a espaçonave lançada por propulsão elétrica solar irá atingir uma pequena lua doa asteroide Didymos.
A Nasa tem a previsão de quando e onde o impacto ocorrerá: em outubro de 2022, a 11 milhões de quilômetros da Terra.
A notícia vem depois de a SpaceX conduzir o primeiro lançamento comercial do foguete Falcon Heavy, que levou o satélite saudita Arabsat-6A, de seis toneladas, à órbita da Terra. O Falcon 9, por sua vez, domina o mercado americano, tendo realizado 21 missões em 2018.
O diferencial da empresa de Elon Musk, muito bem posicionada neste mercado, é que seus foguetes são reutilizáveis - além, é claro, de confiáveis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.