Stratolaunch, o maior avião do mundo, realiza seu primeiro voo
Resumo da notícia
- Stratolaunch decolou para voo teste às 11h (de Brasília)
- Avião de 117 metros de envergadura ficou no ar por 150 minutos
- Piloto relatou que voo ocorreu de forma semelhante a simulações
O Stratolaunch, o maior avião da história, realizou seu primeiro voo neste sábado (14) em Mojave, cidade no deserto da Califórnia. Desenhada para lançar foguetes direto do céu, a aeronave gigante decolou às 11h (de Brasília) e durou por duas horas e meia, segundo a empresa. Tudo correu bem na aterrissagem.
O voo correu conforme o esperado, com o avião atingindo velocidade máxima de cerca de 304 km/h e a altitude de 15 mil pés (4,57 km). Nenhum foguete esteve acoplado na aeronave, que pode atingir altitude de 35 mil pés para então soltar os dispositivos que irão à órbita da Terra.
"O voo teste foi suave, que é exatamente o que você quer que um primeiro voo seja. O avião voou bem parecido com o que tinha simulado e como tínhamos previsto", relatou Evan Thomas, piloto encarregado da missão.
Veja o Stratolaunch voando
Não era um voo qualquer, já que o Stratolaunch tem uma envergadura de 117 metros e pesa 226,7 toneladas. A título de referência, o Airbus A380, maior avião comercial do mundo, tem 80 metros de envergadura, mas pesa 277 toneladas (quando vazio).
Fundada em 2011 por Paul Allen, cofundador da Microsoft que morreu em 2018, a empresa demitiu mais de 50 funcionários há três meses e cancelou uma iniciativa de desenvolver seus próprios foguetes.
Com o sucesso do evento deste sábado, o executivo-chefe Jean Floyd citou Allen e o agradeceu. "Sem dúvida, ele teria ficado excepcionalmente orgulhoso de ver sua aeronave tomar voo", disse.
Floyd também afirmou que "foi um momento emocionante" para ele "assistir esse pássaro majestoso voar". Embora a empresa gerida por ele tenha cancelado os planos de montar seu próprio foguete, ela já tem como cliente a Northrop Grumman, que planeja usar o Stratolaunch para lançar o foguete Pegasus XL ao espaço.
Depois do teste com o avião deste sábado, a Stratolaunch (empresa) não revelou quais serão os próximos testes do projeto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.