Você nem nota! Fraude em publicidade gasta sua bateria e seu plano de dados
Resumo da notícia
- Esquema de fraude em anúncios na internet prejudica seu consumo de bateria
- Trata-se de golpe que faz vídeos rodarem dentro de um texto sem que você note
- O objetivo é enganar quem anuncia e cobrar por mais visualizações
Sua bateria acaba mais rápido do que o habitual? Seu plano de internet costuma acaba antes do normal? Atenção: você pode ser vítima de um esquema de fraude que envolve o "sequestro" de banners de propaganda.
Duas empresas, a Protected Media e a DoubleVerify, detectaram um esquema que usa as propagandas criadas por meio da plataforma de anúncios MoPub, criada pelo Twitter, para rodar vídeos de maneira escondida, sem que os usuários percebam.
O esquema prejudica as empresas que pagaram para criar os vídeos, uma vez que eles são marcados como vistos sem que ninguém tenha assistido. O efeito colateral para quem tem o celular usado, sem perceber, é que a bateria e os dados são consumidos para reproduzir os vídeos ocultos num texto.
A fraude é feita por empresas que vendem "soluções" para anúncios de vídeo na internet. Elas faturam mais quando o vídeo de propaganda recebe um bom resultado de alcance.
Lá fora, uma investigação sobre o esquema, divulgado pela versão norte-americana do BuzzFeed, apontou para a Aniview, uma empresa israelense que gerencia anúncios em vídeos e que tem um escritório em Nova York. A Aniview negou envolvimento com o crime e disse que sua plataforma de anúncios foi modificada por um cliente. O caso está sendo investigado.
Para se ter uma noção do alcance desse esquema, a DoubleVerify detectou 60 milhões de impressões de anúncios fraudulentos. Segundo a empresa de análises do mercado de marketing Digiday, estima-se que em 2019 esquemas do tipo desviarão US$ 20 bilhões do mercado de anúncios digitais.
Essa não é a primeira vez que casos do tipo acontecem.
Segundo a Protected Media, diversas empresas especializadas em anúncios em meios digitais já criaram esquemas do tipo. A mesma empresa descartou que o Twitter esteja envolvido no caso.
Para os donos dos celulares, uma solução para evitar o gasto indesejado da bateria e dos dados é instalar um bloqueador de propagandas. Isso, porém, pode atrapalhar a navegação em muitos sites.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.