Por que os olhos ficam vermelhos nas fotos? Veja como evitar
Você se prepara, faz aquela pose e fica só aguardando o clique perfeito. Quando vai ver o resultado, aqueles olhos vermelhos estampados em seu rosto são as únicas coisas que se destacam nas fotos.
Provavelmente, você já foi surpreendido por uma situação parecida. Os "olhos de sangue" acontecem em algumas fotos como uma reação à intensidade de luz que chega até eles no momento em que o flash da câmera ou celular é disparado.
A pupila controla a entrada de luz que chega à retina. Em ambientes claros ela se contrai. Quando o ambiente está muito escuro, ela se dilata para conseguir permitir o máximo de luz possível. É neste momento que os olhos vermelhos podem surgir.
Ao disparar o flash, as pupilas nem sempre conseguem se contrair a tempo de se ajustar a entrada de luz. Quando a luminosidade do sensor "bate" na retina, ela "volta" para a câmera, explica o fotógrafo Lucas Lima, do UOL.
Como a região tem vasos sanguíneos, a cor avermelhada aparece.
Como evitar?
Se você for comprar uma câmera fotográfica ou smartphone, procure por modelos que possuam mecanismos específicos contra o problema -- o nome do recurso é "redutor de olhos vermelho" ou "modo olhos vermelhos" em alguns aparelhos.
Na prática, o equipamento dispara um primeiro flash antes da imagem ser capturada. Assim, os olhos conseguem se ajustar antes do clique "oficial" acontecer. Dura questão de segundos e algumas vezes é quase imperceptível.
Não vou comprar nada novo
Evite lugares muito escuros. Caso não seja possível, procure o local mais iluminado possível. Quanto mais escuro tiver, maior a chance de as pupilas ficarem vermelhas na foto.
Para evitar, peça pra um amigo ligar a lanterna do celular dele.
Existem ainda alguns programas de edição de imagem que resolvem o problema dos olhos vermelhos. Não é difícil achar um se buscar nas lojas de apps.
*Com reportagem de Cintia Baio
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.