O que é "tbt"? Saiba significado da hashtag usada nas redes
A expressão "Tbt", muito usada nas redes sociais como Instagram e TikTok, é uma abreviação da expressão em inglês "throwback thursday". "Throwback" quer dizer "regresso", e "Thursday" é a palavra em inglês para "quinta-feira". "Tbt" significa, portanto, "quinta-feira do regresso" ou, em tradução livre, "quinta-feira da nostalgia".
Nas redes sociais, especialmente no Instagram, a sigla (em geral convertida em hashtag: #tbt) costuma ser incluída em legendas para fotos antigas que os usuários publicam às quintas-feiras. Já virou tradição pipocarem fotos de viagem, lembranças ou cliques da infância.
As postagens também podem vir acompanhadas de hashtags como #throwback, #tb ou #throwbackthursday.
Da onde veio a moda do TBT?
Segundo o site Know Your Meme, que explica memes e modinhas da internet, tudo começou em um blog norte-americano especializado em tênis, o "Nice Kicks", que publicava fotos de tênis antigos às quintas, em uma seção específica da página chamada, veja só, ThrowbackThursday. Isso em 2006.
O Instagram foi criado em 2010, mas o uso das hashtags só aconteceu em 2011. Os registros mais sólidos do uso do "tbt", segundo o Google Trends (ferramenta do Google que exibe tendências), começaram a aparecer só no fim de 2011, atingindo picos nos primeiros meses de 2012.
Desde então, o termo se popularizou, virou hashtag e é visto com frequência na maioria das redes sociais.
Uma das primeiras celebridades a aderir foi a socialite norte-americana Kim Kardashian, que postou no Twitter uma foto (já indisponível no Instagram), com o termo, mas sem hashtag.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.