Como usar o fone sem fio do iPhone para ouvir conversas à distância
Helton Simões Gomes
Do UOL, em São Paulo
21/05/2019 04h00
Nem James Bond deve saber dessa. Há um jeitinho de transformar seu iPhone em um instrumento para ouvir tudo o que dizem ao redor dele. É só posicioná-lo estrategicamente a uma certa distância e acionar alguns comandos. Pronto, você pode acompanhar uma conversa à distância.
Ou seja, tenha responsabilidade ao usar o recurso.
Essa ferramenta foi criada para auxiliar pessoas com alguma deficiência auditiva --é um dos diversos recursos de acessibilidade presentes no iOS. O que ela faz é dar ao celular o poder de captar o som do entorno e transmiti-lo diretamente para fones de ouvido sem fio.
Você terá antes de fazer algumas coisinhas:
- Incluir o ícone de "Audição" no painel de controle;
- Parear um fone de ouvido sem fio.
Ícone de "Audição"
Para acioná-la, você terá que antes inclui-la no painel de controle do iPhone. Basta fazer o seguinte:
- Vá a Ajustes > Central de Controle > Personalizar Controles e selecione o item "Audição"
Ao fazer isso, o ícone com a imagem de uma orelha vai parar no menu. Para acioná-lo, há duas maneiras, que dependem do modelo usado: se você tiver um iPhone X ou superior, basta deslizar o topo superior à direita da tela para baixo na diagonal; em aparelhos inferiores ao iPhone 8, o caminho é deslizar a tela de baixo para cima.
Fone sem fio
Antes de clicar nesse ícone, você deve parear um fone sem fio com o iPhone:
- Vá a Ajustes > Bluetooth > encontre a descrição do acessório que você está usando e clique nele
Pronto. Agora, é hora de usar. É só abrir o menu de controle e clicar no botão de "Audição". Enquanto estiver usando os fones de ouvido, você passará a ouvir tudo o que o celular captar.
Mas e o Bluetooth?
É bom lembrar que os fones de ouvido sem fio são ligados aos celulares via Bluetooth, uma conexão de curto alcance. Isso varia de aparelho para aparelho. A reportagem testou o truque com um iPhone X em um AirPod de primeira geração. O celular tem suporte ao Bluetooth 5.0, uma versão que permite conexões a acessórios a até 243 metros de distância.
Podem comprometer a ligação entre os dispositivos interferências no sinal, como a presença de muitos aparelhos que usam radiofrequência, ou obstáculos físicos, como paredes.