Como transformar seu celular velho em um controle remoto universal
Resumo da notícia
- Aplicativos facilitam o controle da TV, especialmente quando se trata da interface de serviços como Netflix e YouTube
- Celulares mais antigos podem até controlar TVs sem conectividade à rede
- Dependendo do aparelho a ser controlado, o download de mais apps é necessário
Sempre que se troca um celular, fica aquela dúvida: o que fazer com o velho companheiro, que te acompanhou em inúmeras viagens de busão, trocou milhares de mensagens no WhatsApp e rodou muitas horas de vídeos no YouTube?
Se você não está a fim de descartar o aparelho e não quer - ou não sabe onde - vendê-lo, uma alternativa conveniente é levá-lo para a sala de estar e "ganhar" um novo controle universal para seus dispositivos de entretenimento.
Se seu antigo celular for um Android, a gama de opções para uso como controle remoto pode ser até maior. Isso porque alguns dos smartphones que usam o sistema operacional do Google são capazes de emitir um sinal infravermelho, o que permite que esses aparelhos funcionem como os controles que vêm junto com a TV, sendo necessário apenas o download de um app que ative essa função.
As alternativas são gratuitas e diversas, entre elas o Mi Remote Controller (Android) e o IR Universal Remote (Android). No entanto, os celulares mais modernos dificilmente têm o emissor de sinal infravermelho, especialmente os top de linha. Modelos de 2015, 2016, costumavam ter essa função, casos do Samsung Galaxy S6 ou do LG G5.
Com o infravermelho é possível ligar e dar comandos tanto às smart TVs quanto às que não possuem conectividade com a internet, além de outros dispositivos que operem com esse espectro de luz. Se sua casa já é mais conectada, a gama de tarefas que os smartphones velhinhos podem realizar é bem maior, mas aí passa a haver uma dependência de uma rede de Wi-fi.
Antes de mais nada, celular e dispositivos devem estar conectados à mesma rede, para que ambos possam se comunicar. O próximo passo é baixar um aplicativo que te dê o controle. Os usos mais corriqueiros são para mexer com smart TVs, videogames ou aparelhos como uma Apple TV, mas quem tiver uma lâmpada ou ar condicionado inteligente também poderá comandá-los.
Há apps que conversam com dispositivos diferentes, caso do Android TV Remote (iOS e Android), que conecta com televisores e aparelhos habilitados com o sistema operacional do Google. No entanto, o ideal é baixar um aplicativo apropriado para cada equipamento, visto alguns deles, como um PlayStation 4, só funcionam com o programa da própria empresa.
Ou seja, se você quer ligar o videogame da Sony para assistir Netflix ou usar o YouTube, deve baixar o PS4 Second Screen (iOS e Android). Caso você queira fazer o mesmo com um Xbox One, o app Xbox (iOS e Android) cumpre esse papel.
No caso das televisões, as da LG são controladas pelo LG TV Plus (iOS e Android), enquanto as da Samsung respondem ao Samsung Smart View e ao Smart Things (iOS e Android). Este segundo também é compatível com outros equipamentos da empresa, como máquinas de lavar e refrigeradores, além de outros produtos smart de marcas distintas.
Apps de conteúdo como YouTube, Netflix e Spotify também funcionam melhor se controlados pelo smartphone. É bem mais prático buscar um vídeo do seu interesse pela interface do smartphone e mandar ele tocar na TV do que fazer isso pela TV, seja com um controle no celular ou o do próprio televisor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.