Pela 1ª vez, o "nariz" de um foguete é recuperado; por que isso importa?
Resumo da notícia
- SpaceX conseguiu recuperar parte do "nariz" de um foguete pela 1ª vez
- Lançamento foi um sucesso e levou 24 satélites para quatro órbitas
- A missão foi elaborada para provar que a SpaceX consegue realizar missões de segurança nacional
- Elon Musk, CEO da SpaceX, celebrou a captura do "nariz" do foguete
Elon Musk fez história - de novo. A SpaceX, empresa do bilionário, conseguiu nesta madrugada recuperar pela 1ª vez parte do "nariz" (proteção da carga de foguete que se solta durante lançamentos) do Falcon Heavy usando um navio com rede no oceano.
Pouco antes do Falcon Heavy levantar voo pela terceira vez, Musk disse que aquele seria "o lançamento mais difícil de todos os tempos". O foguete foi capaz de levar 24 satélites do Departamento de Defesa dos EUA para quatro órbitas, além de uma vela solar idealizada pelo cientista Carl Sagan.
Apesar do sucesso na missão, a surpresa maior foi o fato de parte da carenagem (nome dado ao nariz) ser recuperada. Após Musk anunciar a "captura" feita pelo navio-robô em seu Twitter, internautas celebraram a conquista.
A ação, considerada de alto risco para a SpaceX, foi elaborada para provar que a empresa consegue realizar missões de segurança nacional no futuro.
Os outros dois lançamentos do Falcon Heavy trouxeram dor de cabeça a Musk: na primeira tentativa, o foguete ficou sem combustível e acabou colidindo no oceano. Já na segunda vez, o propulsor até pousou no navio-robô, mas se perdeu com a agitação do mar.
Após a nova decolagem, os boosters do foguete se separaram e voltaram para a Terra: os dois propulsores laterais aterrissaram nas plataformas montadas pela SpaceX. A parte central do equipamento, no entanto, não foi recuperada. Pousar com sucesso este tipo de peça não é considerada parte fundamental da missão.
Façanha de Musk
O nariz é uma carenagem que protege a carga do foguete até que a subida seja concluída. É neste momento, então, que ele se solta e despenca de volta à Terra.
Pelo fato de essas peças custarem milhões de dólares e serem prejudicadas quando entram em contato com a água salgada, a grande façanha do CEO da SpaceX foi o fato de parte dela ter sido recuperada com a utilização do navio.
Com o sucesso da captura, o próximo passo da SpaceX é examinar a carenagem e estudar como ela pode ser utilizada em futuros lançamentos de foguetes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.