Topo

Como surgiu a internet?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/07/2019 00h00

Resumo da notícia

  • A internet nasceu em 1969 nos Estados Unidos com o nome de Arpanet
  • Arpanet era uma forma de conectar as redes entre universidades, centros de pesquisas e militares
  • O uso global da internet começou em 1982, quando ganhou este nome
  • A rede passou a ter uso comercial em 1987, nos Estados Unidos

Você consegue imaginar como seria a vida sem internet? A rede faz parte do nosso cotidiano há quase três décadas, sendo que cada vez mais dispositivos passam a ser conectados a ela.

Mesmo usando a rede diariamente, pouca gente sabe, de fato, como surgiu a internet.

A rede surgiu em 1969, nos Estados Unidos. Era chamada de Arpanet, sigla para Advanced Research Projects Agency Network (Rede da Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas), órgão ligado ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Já nessa fase, a rede utilizava o protocolo de comunicação TCP/IP, que é usado até hoje.

Painel do primeiro processador da UCLA (Universidade da Califórnia) a transmitir uma mensagem pela Arpanet - Wikimedia Commons - Wikimedia Commons
Painel do primeiro processador da UCLA (Universidade da Califórnia) a transmitir uma mensagem pela Arpanet
Imagem: Wikimedia Commons

Inicialmente, a Arpanet servia para interconectar redes acadêmicas e, posteriormente, militares — daí o nome "internet", aglutinação das palavras "interconnected network", ou "rede interconectada. O intuito era garantir que, mesmo sob ataque, militares e cientistas pudessem se comunicar. Vale lembrar que o mundo vivia a Guerra Fria.

O uso global da internet começou em 1982, quando países como Holanda, Suécia e Dinamarca passaram a usar a rede. O nome também mudou, de Arpanet para internet.

A rede deixou de ser restrita ao uso acadêmico, científico e militar em 1987, quando sua utilização comercial foi liberada nos Estados Unidos. Alguns anos depois, em 1992, começaram a surgir empresas provedoras de acesso à rede e, na Europa, surgiu a World Wide Web (WWW).

Diferentemente do que muitos pensam, World Wide Web não é sinônimo de internet. Ela é mais uma "rede dentro da rede", um sistema composto por documentos em hipermídia - vídeos, sons, hipertextos e imagens - interligados e executados na internet.

Segundo dados do site Statista, estima-se que 4,4 bilhões de pessoas são usuárias ativas da internet —o equivalente a 58% da população mundial.