Fim dos likes no Instagram: mudança "revive" Orkut e Fotolog na web
Resumo da notícia
- O Instagram decidiu remover o número total de curtidas nas fotos das pessoas
- Ou seja, é possível curtir a foto do seu amigo, mas você não saberá quantas pessoas fizeram o mesmo
- Após medida ser divulgada, internautas relacionaram o Instagram ao Orkut e ao Fotolog
- No Twitter, termo "Instagram" ficou nos Trending Topics e gerou debate entre internautas
Nesta semana, o Instagram começou o teste que remove o número total de likes (curtidas) nas publicações do seu aplicativo em aparelhos móveis. Desde o início do ano, o projeto vinha sendo discutido, e agora, gradativamente, já está entrando em vigor aos usuários do Brasil.
Com a medida, os números de likes em fotos e de visualizações em vídeos não serão mais públicos na rede social, ou seja, apenas os donos dos perfis conseguirão ver a quantidade de curtidas recebidas. Por enquanto, apenas usuários de smartphones são afetados - na versão web do aplicativo, é possível observar tudo normalmente.
De acordo com o Instagram, a mudança deve fazer com que o público se engaje mais com o conteúdo das publicações do que com a aceitação social de acordo com a quantidade de likes. A empresa diz não querer que "as pessoas se sintam em uma competição" ao usar a plataforma.
A novidade surpreendeu muitas pessoas, que lotaram a web de comentários e chegaram a lembrar até de redes sociais já desativadas.
Não foi sempre assim...
Hoje considerados fundamentais para alguns, os likes do Instagram não eram moda há alguns anos. O finado Orkut, site que fez sucesso nos anos 2000, é um exemplo disto.
Lá, os meios de interação com seus amigos era por meio de mensagens (chamadas de scraps, lembra?), depoimentos e comunidades.
A maior "novidade" da rede, no entanto, era um gráfico - localizado nos perfis- em que seus amigos davam uma porcentagem para você nas categorias "Confiável", "Legal" e "Sexy".
Teve internauta que lembrou do Orkut, desativado em 2014.
O youtuber Whindersson Nunes também entrou na história e deu seu pitaco.
Outra rede social popular antiga que não tinha os tão almejados likes era o Fotolog - hoje, desconhecido por muita gente. Essa plataforma funcionava como um diário fotográfico, pois o usuário só podia postar uma imagem por dia. As interações se davam apenas por um número limitado de comentários nas fotos.
Bom ou ruim?
A atitude do Instagram deu o que falar no Twitter - o nome da empresa figurou nos Trending Topics.
O que se viu foram opiniões totalmente diferentes: alguns acham que a ideia é "inteligente", já que prioriza a qualidade no conteúdo das publicações, outros consideram que a rede social acabará se "aproveitando" do usuário.
Veja algumas reações:
E como estamos falando de Brasil, não poderiam faltar os memes:
Até a Netflix participou dessa...
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.