Projeto de lei que quer proibir tecnologia 5G em SC usou boato
Resumo da notícia
- Deputados de Santa Catarina querem proibir o uso da tecnologia 5G no estado
- Projeto de lei apresentado na Alesc, no entanto, faz referência a uma fake news
- Boato diz que 5G teria causado a morte de pássaros na Holanda
- Políticos ainda "culpam" a mídia por elogiarem a nova tecnologia
Um deputado estadual de Santa Catarina apresentou na Assembleia Legislativa (Alesc), na semana passada, o PL/0241.5/2019, um projeto de lei que sugere a proibição de testes e instalações do 5G no estado. O texto, no entanto, faz referência a uma notícia falsa.
Marcius Machado (PL) usou supostos "riscos" para a saúde de humanos e animais como justificativa para proposta. Para o parlamentar, seres vivos estariam expostos à radiação da tecnologia.
O deputado usou como base para o projeto de lei uma fake news que viralizou no YouTube no ano passado. Os vídeos atestavam incorretamente que testes de 5G teriam causado a morte de centenas de pássaros na Holanda. O boato já foi desmentido por sites como Wired, Snopes e BBC.
No texto do projeto, Machado ainda "culpa" os meios de comunicação tradicionais por elogiarem a nova tecnologia, que possivelmente trará danos aos moradores. "Os meios de comunicação vêm divulgando apenas as vantagens que as redes sem fio 5G podem trazer em matéria de comunicação e transmissão de dados", escreve o parlamentar.
Ele sugere ainda multa de R$ 100 mil para os infratores. Ao fim do texto, o deputado argumenta ainda que a tecnologia seria responsável também por acabar com as abelhas da região. Para enriquecer a tese, usou uma declaração falsamente atribuída a Albert Einstein: "Se as abelhas desaparecessem da face da terra, a humanidade teria apenas quatro anos de existência". O site Quote Investigator, no entanto, pontua que essa frase nunca foi dita pelo cientista em sua vida.
O projeto será encaminhado para as comissões de Justiça, Economia e Saúde.
5G em teste
Em maio deste ano, a TIM, ao lado da Huawei e da Fundação Certi, começou a fase de testes da tecnologia em Florianópolis, capital catarinense, com a instalação de uma antena.
A Anatel pretende realizar o leilão das frequências do 5G no primeiro semestre de 2020.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.