Protótipo de carro conectado tem 8 câmeras; veja como seria
Um carro cheio de câmeras, alertas, conectividade e telas. Pensando no futuro próximo, antes de os autônomos dominarem as ruas, a Samsung mostra um protótipo de carro com 8 câmeras e 9 telas.
Em sua sede em Seul, na Coreia do Sul, pude experimentar como será. A ideia é tudo ser mais interativo e automatizado. As câmeras monitoram todo o entorno do carro, com alertas de proximidade e mostram o que está do lado de fora em telas que funcionam como espelhos retrovisores, um de cada lado do painel frontal.
Ele é feito a partir de uma combinação de três câmeras voltadas para trás e um radar nos cantos do veículo. Os sensores, direito e esquerdo, acoplados a uma câmera traseira de longo alcance (normalmente localizada logo acima da placa do veículo) facilitam o monitoramento de ponto cego e a mudança de faixa, além de ter aviso de colisão traseira. Os sensores de curto alcance instalados nos cantos completam o pacote, oferecendo visão de 360 graus.
Além das duas telas "espelho retrovisores", da tela que dá informações ao motorista como velocidade, aceleração, óleo etc., há ainda uma tela gigante bem no meio do painel, que espelha seu celular e pode passar filmes, caminhos, tocar música e tudo mais que você já faz no seu aparelho móvel.
Também é possível se conectar com eletrodomésticos da Samsung e ver o que tem dentro da geladeira, por exemplo, ou mandar ligar o ar condicionado enquanto você ainda está no carro.
Atrás da cabeceira dos dois bancos dianteiros e na frente do banco do passageiro há telas que também podem ser ligados a celulares. No total, são 4 telas e 4 encaixes para celular. As outras duas telas ficam embaixo da tela do meio e controlam ar condicionado e outros funcionamentos do próprio carro.
Reconhecimento facial do motorista
Além de todo o divertimento, o carro tem reconhecimento facial do motorista, tanto para personalizar ajustes de banco e temperatura de acordo com cada um, quanto para soltar alertas ao menor sinal de que o condutor está dormindo ou não está prestando atenção ao caminho.
O programa captura recursos biométricos do motorista, como olhar fixo, posição da cabeça e diâmetro da pupila, e também pode analisar taxas cardíacas ou respiratórias dos ocupantes.
O sistema chamado de Digital Cookpit pode ser introduzido em diversos modelos de carros, de acordo com a escolha dos fabricantes dos veículos.
* A jornalista viajou a convite da Samsung
SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS
- Twitter: https://twitter.com/tilt_uol
- Instagram: https://www.instagram.com/tilt_uol/
- WhatsApp: https://uol.page.link/V1gDd
- Grupo no Facebook Deu Tilt: https://www.facebook.com/groups/2554025421295388
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.