Nasa afirma que Plutão deve ser considerado um planeta e resgata discussões
Jim Bridenstine, o mais recente administrador da Nasa, nomeado pelo presidente Donald Trump, levantou discussões ao declarar que Plutão ainda deve ser considerado um planeta. A afirmação foi feita durante uma visita ao Edifício de Ciências de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Colorado, nos EUA.
A declaração bate de frente com a constatação feita pela União Astronômica Internacional, há 13 anos, de que o objeto não cumpria todos os critérios para ser considerado um planeta.
"Na minha opinião, Plutão ainda é um planeta. Vocês podem escrever que o administrador da Nasa fez essa declaração. Esse foi o jeito que aprendi e estou comprometido a manter esse pensamento", afirmou ele aos jornalistas presentes no local.
A declaração, por mais informal que tenha sido feita, levantou polêmica entre grupos de cientistas. Isso porque, em 2006, a mudança sobre a designação de Plutão criou um novo parâmetro para definir o que são planetas, de fato, e planetas anões.
A remoção de Plutão aconteceu depois que o astrônomo Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, encontrou um objeto na galáxia que parecia ser maior do que esse em questão.
Posteriormente, o objeto foi considerado um planeta anão e nomeado como Eris, em homenagem à deusa grega da discórdia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.